Sucesso de visitação qualificada, mais de 27 mil profissionais do setor conheceram novas tecnologias em conectividade e inovação no maior encontro da indústria e do varejo da América Latina
A Eletrolar Show, encerrada no dia (14), em São Paulo, trouxe muitos destaques que serão tendência ainda neste semestre.
A feira recebeu, ao longo dos quatro dias de realização, mais de 27 mil profissionais do setor, 700 marcas, entre nacionais e internacionais, que trouxeram cerca de 10 mil produtos, dentre os quais mais de 2.000 lançamentos. Como todos os anos, para garantir a representatividade nacional, a organizadora da feira, patrocinou a vinda de compradores de 150 redes de varejo regionais, com passagem e hospedagem, os quais representam mais de 21 mil pontos de venda em todo o Brasil.
A 15ª edição da feira, a primeira presencial desde o início da pandemia, apresentou novidades para todos. A indústria trouxe para a feira o comprometimento com o meio ambiente – da embalagem ao produto final. Os investimentos vão desde a economia de energia e a redução do consumo de água em produtos da categoria de eletros até o descarte de lixo eletrônico, energia renovável (painel solar) e lâmpadas de LED no refrigerador.
Na Casa Conectada, mais de 60 produtos estavam interligados por comando de voz de inteligência artificial. Foram apresentados, também, produtos premium, como a TV de 98” e o óculos com imagens de 140”.
O espaço Arena Gamer levou o futuro na tela, com equipamentos e acessórios de última geração. No Brasil, já são mais de 95 milhões de adeptos, seja em console, mobile ou PC, tornando o país o 5º maior mercado consumidor.
A Arena Mobilidade Urbana trouxe um conceito que prezou a qualidade e, principalmente, a escolha de modais que optam por meios mais sustentáveis, e teve como objetivo promover produtos e serviços que atendem às necessidades sem agredir o meio ambiente a longo prazo.
O Lounge Start-ups, espaço dedicado exclusivamente às start-ups, em parceria com o SEBRAE, aproximou a inovação de investidores em busca de modelos de negócios rentáveis e com potencial para maior geração de valor.
“A Eletrolar Show contou com 700 marcas expositoras, entre nacionais e internacionais, que trouxeram cerca de 10 mil produtos, dentre os quais, 2.000 lançamentos. Além disso, 150 redes de varejo de todo o Brasil que representam mais de 21 mil pontos de vendas, vieram fazer negócios no evento”, informou Carlos Clur, CEO do Grupo Eletrolar e realizador da Eletrolar Show. “Acreditamos na recuperação do varejo neste segundo semestre. Os dados de mercado corroboram para que seja um período mais forte de vendas, incentivado pelas compras de Natal, Copa do Mundo, 13º salário e férias.”
“Em conversa com algumas marcas expositoras, ao final da feira, todas estavam otimistas de que a tecnologia, a praticidade, a conectividade e o conforto oferecidos pelos produtos irão fazer com que o segundo semestre seja de grande recuperação das vendas do varejo em geral”, completa o executivo. “E com essa positividade, anunciamos a edição de 2023 da Eletrolar Show – de 10 a 13 de julho em São Paulo.”
Para contribuir com a revitalização do varejo de pequeno e médio porte, o Grupo Eletrolar lançou a eletrocompras.com, uma plataforma B2B de vendas que une o pequeno varejista à indústria e aos fornecedores do setor.
Opinião dos expositores
“Participar da 15ª edição da Eletrolar Show com a Casa Conectada foi uma ótima experiência que nos permitiu maior aproximação com os varejistas, que ficaram impressionados com as demonstrações práticas das funcionalidades possíveis na casa inteligente, apresentadas por Amazon Alexa junto às marcas de dispositivos integrados com a nossa inteligência artificial. Foi muito interessante poder mostrar como a inteligência ambiente está mais acessível e perceber que os clientes varejistas de todo o Brasil estão mais interessados em nossas tecnologias”, Carol Gimenez, líder de canal offline para dispositivos Amazon
\”Sempre digo que eventos como a Eletrolar Show representam muito mais do que a venda de produtos. Aqui, no espaço da Atlas Eletrodomésticos, recebemos antigos parceiros de todo o Brasil, relembramos velhas histórias e fizemos novos amigos. Além dos nossos clientes habituais, muitos visitantes vieram ao estande conhecer os lançamentos da Atlas e da Dako e ainda tirar dúvidas sobre instalação. E, além de informações técnicas, aproveitamos para falar sobre as nossas ações voltadas à natureza e à sociedade\”, Márcio Veiga, CEO da Atlas Eletrodomésticos
\”Viemos para a Eletrolar 2022 já com grandes expectativas, mesmo assim, fomos surpreendidos pela qualidade do público que compareceu, desde grandes varejistas até pequenos comerciantes que estão espalhados pelo Brasil. Para nós é muito importante chegar nesses pequenos varejos, vimos que eles estão interessado em conversar, trocar ideias e conhecer os participantes da feira. Voltamos para casa muito satisfeitos e com bons negócios iniciados\”, Enori Emmert, diretor comercial da Atlas Sistemas Antifurto
\”A Eletrolar Show 2022 foi uma excelente oportunidade de apresentar a BLACK+DECKER para os clientes, presencialmente, depois de dois anos de pandemia. Mostrar os lançamentos dos produtos, inclusive aqueles feitos durante os últimos dois anos sem a presença fística das pessoas, foi uma experiência incrível e gratificante. Além disso, o contato com os clientes foi outro ponto positivo da feira. Depois de tanto tempo sem conseguirmos ter reuniões presenciais, pudemos falar com os clientes e, ao mesmo tempo, desenvolver novos negócios e ter uma visão melhor de futuro. A feira foi uma oportunidade perfeita para apresentarmos o novo conceito dos produtos da marca, o minimalismo. A Freestyle é a nossa grande aposta para pessoas que moram cada vez mais em locais pequenos e precisam de eletrodomésticos que se adaptem a essa realid ade. Nos baseamos em pesquisas para construir essa linha. Esperamos um resultado superpositivo da vinda a Eletrolar Show 2022”, Marta Schulz, gerente de marketing da BLACK+DECKER.
\”Uma porta se abrindo para novas oportunidades e uma boa projeção dos nossos produtos em mercados que ainda não éramos reconhecidos. A feira superou as expectativas pelo momento conjuntural, como entrantes nesses novos segmentos estamos otimistas com o sucesso frente ao potencial que o mercado representa no planejamento da Branco”, Gianni Pinheiro, diretor comercial da Branco Motores
A Eletrolar 2022 foi uma incrível oportunidade para rever amigos e clientes. Com a pandemia, não tivemos por um período a feira que é uma importante ferramenta de negócio no mercado de varejo para a Caloi. Entramos no 2º semestre com uma excelente expectativa, pois para o mercado de bicicletas essa é a alta sazonalidade. Na Eletrolar Show apresentamos aos clientes a nova linha Flex, com bikes indicadas para praticantes iniciantes e intermediários que buscam uma bicicleta moderna e que encaram qualquer tipo de terreno. São três modelos que apresentam excelente custo-benefício e ficamos animados em ver os clientes empolgados com o nosso setor”, Mauro Pacheco, gerente comercial da Caloi
“A experiência foi muito positiva e nos surpreendeu a quantidade de pessoas desde o primeiro dia! Conversar com profissionais de diversas redes vem sendo uma excelente oportunidade para aprimorar ou retomar negócios. Também estamos bastante satisfeitos com a boa receptividade do público em relação às nossas soluções e otimistas de poder realmente fortalecer negócios a partir da presença da Elsys na feira deste ano”, Claudio Blatt, presidente do conselho da Elsys
“O Fujioka sempre procura manter uma proximidade grande com os parceiros de forma geral e é assim que se mantém fortalecido em uma trajetória que já está com 58 anos e que o colocou entre os três maiores distribuidores de tecnologia do país. “Essa experiência, pela primeira vez na Eletrolar, foi muito positiva, além de vir de encontro com o que acreditamos. No evento, tivemos a oportunidade de consolidar parcerias, nos aproximar ainda mais dos clientes e realizar ótimos negócios. Reforço que acreditamos em negociações humanas e com continuidade. Foi isso que fomentou esses dias de feira, bons encontros para quem compra e quem vende”, Dvair Lacerda, diretor comercial do Fujioka
“Com um público surpreendente e ávido por novidades, a Geonav foi um prato cheio para os já clientes e também prospectantes por produtos inovadores e de qualidade durante os quatro dias da Eletrolar Show 2022. Estamos muito satisfeitos com o resultado e com a oportunidade de reencontrar nosso público e mostrar pessoalmente tudo o que construímos durante os últimos dois anos em que a feira não aconteceu”, Rafael Assa, diretor da Geonav
\”A participação da Gree, na Eletrolar Show, foi muito positiva, gerou novas prospecções e oportunidades de negócios. Diversos clientes visitaram o estande da marca durante todos os dias da feira\”, Marcelo Viana, gerente comercial da Gree
“Pela primeira vez a empresa participou como expositora. Consideramos que a feira foi muito importante para reforçarmos ainda mais nossa presença como a maior gestora sem fins lucrativos para a logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas. Em todos os dias conseguimos prestar esclarecimentos e tirar dúvidas tanto de consumidores como de representantes da indústria e do varejo a respeito da importância e da necessidade do descarte correto dos resíduos eletrônicos e do cumprimento da PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos. Esperamos que, tanto indústria como a sociedade, se informem e se conscientizem sobre a importância que o tema tem atualmente”, Larissa Santos, analista de sustentabilidade da Green Eletron
\”Há três anos ocorreu a feira Eletrolar de 2019, a primeira que participamos. Desde então, devido á pandemia, não tivemos como nos reunir com o cliente presencialmente, estávamos sempre via call, telefone ou whatsapp. A feira foi uma oportunidade dos vendedores conhecerem e interagirem com seus clientes. Também foi bom para os clientes conhecerem novos produtos que, às vezes, eles viam apenas por foto ou mensagem. Também conseguimos fazer novos negócios na Eletrolar. Trabalhamos com descontos exclusivos para a feira. Estamos surpresos com a questão do público, bem maior, e com os estande sempre cheios. E já confirmamos nossa presença na Eletrolar Show 2023. Estamos muito satisfeitos com o resultado da feira”, João Paulo Resende Guimarães, CEO fundador da GShield
“Nossa participação na Eletrolar Show teve como objetivo reforçar para o mercado varejista em geral nosso pioneirismo e inovação, além de ampliar as oportunidades de negócios. Queremos cada vez mais atender às necessidades dos consumidores ao desenvolver produtos que podem ser usados por todos com facilidade, tornando a tecnologia cada vez mais leve, amigável e acessível”, Sonah Lee, head de marketing da LG Brasil
“O Grupo MK, detentor da Mondial, AIWA e XZone, tem como premissa construir, estreitar e manter um ótimo relacionamento com a cadeia produtiva e clientes e a Eletrolar proporciona o ambiente perfeito para que isso aconteça. Somos expositores há muitos anos e este é o melhor local para encontrar o mercado e apresentar novidades. Este ano foi ainda mais especial! Escolhemos justamente este evento para lançar oficialmente ao mercado a mais nova marca do Grupo MK, a japonesa AIWA. O resultado foi um sucesso!”, Giovanni M. Cardoso, fundador do grupo MK – Mondial, Aiwa e XZone
“A feira Eletrolar Show superou nossas expectativas e trouxe novas oportunidades. Para além da relação de negócios, fortalecemos vínculos e celebramos o retorno deste evento que nos possibilita apresentar lançamentos e evidenciar produtos para um público extremamente qualificado”, Ronaldo Moura, gerente de marketing e comunicação da Mallory
\”Nós, da ModalEduca, ficamos satisfeitos de participar da Eletrolar Show, conseguimos atingir nossos objetivos, sendo que a feira criou oportunidades de networking que certamente resultaram em fechamento de bons negócios. Agradecemos ao Sebrae e a Eletrolar Show por proporcionar este espaço de forma visionária”, Alisson de Castro, CEO da ModalEduca, especialista em humanidades digitais, trabalha e desenvolve projetos educacionais voltados à transformação digital
“Já nos primeiros dias do evento conseguimos nos aproximar de grandes marcas que viram em nossa solução a possibilidade de inovar o atendimento aos clientes. Sem dúvida, as conexões geradas na feira nos renderão ótimas oportunidades de negócios”, Marcelo Izumi, cofundador e diretor de negócios da Octágora
“Para a marca OEX, a Eletrolar Show 2022, feira que teve sua última edição presencial em 2019 em função da pandemia de Covid-19, possibilitou pontos positivos e bem satisfatórios, como, nos reconectar pessoalmente com os clientes e iniciar novos relacionamentos. Os encontros presenciais são infinitamente mais proveitosos. Também nesta edição, a OEX pode mostrar aos visitantes todo o seu portfólio de produtos, incluindo os inúmeros lançamentos e mudanças que a marca vem realizando ano após ano”, Marcelo Sztajn, diretor executivo da OEX
“Apresentamos nossas principais novidades como o smartphone da Infinix com tecnologia 5G e o robô aspirador inteligente. que pode ser controlado por voz ou aplicativo de celular. Em computadores, trouxemos modelos como o Vaio FE 15 com Alexa integrada e o notebook 2 em 1 Positivo Duo C com processador Intel Celeron e touchscreen. Na Eletrolar, também tivemos a chance de reunir atuais e potenciais clientes de várias partes do País, fazer excelentes negócios, ampliar nossa rede de contatos e fortalecer parcerias comerciais”, Norberto Maraschin Filho, vice-presidente de consumo e mobilidade da Positivo Tecnologia
\”A Eletrolar Show nos deu a oportunidade de apresentar os produtos que atendem as tendências do nosso mercado, contribuindo para momentos específicos da jornada de um empreendedor do segmento de costura. Durante o evento pudemos podemos estreitar o relacionamento com os nossos clientes e nos aproximar ainda mais deles oferecendo produtos que entregam o melhor na finalização da costura e personalização. A feira também nos deu a oportunidade de ampliar o nosso mailing por meio do contato com novos dealers, sempre visando contribuir para o sucesso dos negócios dos nossos clientes”, Marcio Daniel, Brazil general manager da Singer
“Estamos muito felizes com a participação da SEMP TCL na Eletrolar Show deste ano. O Grupo Eletrolar é um parceiro de longa data e o evento teve um resultado bastante positivo para nós, em 2022. Lançamos, em nosso estande, diversos produtos, incluindo a TV C735 de 98”, a maior tela disponível hoje no Brasil, além de mais oito modelos de TVs, dois condicionadores de ar e três celulares. Pudemos, também, apresentar produtos conceito disponíveis no mercado internacional e oferecer aos visitantes a oportunidade de ver de perto e experimentar as tecnologias mais avançadas em TVs, soundbars, condicionadores de ar e outras categorias da linha branca, além de conhecerem nossas inovações em casa conectada e para o público gamer”, Maximiliano Dominguez, diretor de engenharia e produto da SEMP TCL
“Esta é a minha primeira Eletrolar Show pela Telefunken, mas a sétima com a Someco e outras linhas. O principal objetivo foi comunicar a volta da Telefunken ao Brasil com uma ampla linha de produtos para cozinha, áudio e cuidados pessoais, selecionados cuidadosamente para marcar o retorno da marca aos lares brasileiros. O resultado foi muito positivo! Depois de dois anos sem eventos, por conta da pandemia, pude sentir o público com muita vontade de estar na feira. O varejo se renovou e pudemos encontrar muita novidade que estava engavetada e agora disponível fisicamente”, Marcelo Palacios, diretor da Someco, representante oficial da-Telefunken
“Ficamos muito felizes em nos apresentar aos clientes e parceiros com um portfólio diferenciado de produtos, visando colaborar com a retomada do varejo nesse segundo semestre. A oportunidade gerada pela Eletrolar Show é de extrema importância aos varejos que puderam degustar e interagir com os produtos trazidos pela Usina de Vendas em parceria com as marcas globais. Agradecemos e parabenizamos a todos os envolvidos”, Marco Antonio Palma, CEO da Usina de Vendas
Fonte: Eletrolar Show