A meta da empresa é produzir 500 mil unidades na nova instalação, dobrando essa produção em três anos
A fábrica da Semp TCL já trabalhava com televisores e agora amplia os investimentos em Ar-Condicionados, por conta do aumento na produção (100% local) passa a funcionar com sede própria, na área do Distribution Park Manaus 3, localizado na Avenida dos Oitis, no Distrito Industrial I, zona Sul de Manaus.
A meta da empresa para esse início de trabalho na nova instalação é produzir 500 mil unidades, com a expectativa de que esse número dobre em três anos. O processo produtivo envolve equipamentos de última geração e cerca de mil empregos diretos e indiretos na capital amazonense.
Com mais de 34 mil m², o espaço foi construído durante os últimos três anos e empregará mais de mil colaboradores da região. A expectativa é otimizar e modernizar a produção nacional, além de dobrar a capacidade de produção da companhia. Inicialmente a unidade irá produzir os modelos Split Wall de 9000 BTUs até 32000 BTUs, tanto nas versões On-Off quanto Inverter.
Yue Haiping, CEO da Semp TCL no Brasil, diz estar otimista com a ampliação da produção no Polo Industrial de Manaus (PIM). “Estamos muito satisfeitos em concretizar um dos projetos mais importantes da companhia no mercado brasileiro, até agora. Com a nova fábrica, esperamos ampliar a nossa capacidade produtiva para atingirmos a marca de 20% de market share nos próximos cinco anos. Desta forma conseguiremos consolidar a TCL como uma das principais fabricantes de condicionadores de ar no país, assim como no mercado internacional”, estima o executivo.
A inauguração da nova planta industrial foi acompanhada pelo superintendente da Suframa, Algacir Polsin, e pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, entre outras autoridades.
Além de afirmar o apoio da Suframa para que a empresa atinja os objetivos propostos e possa trazer benefícios para o desenvolvimento da região, Polsin voltou a ressaltar a importância da Zona Franca de Manaus (ZFM) como modelo de desenvolvimento regional. “Parabenizamos a iniciativa da Semp TCL e sugerimos que o fortalecimento socioeconômico na região perpasse, também, pela manutenção e criação de novos empregos e de oportunidades para a população regional”, conclui.
De 2020 para 2021, o grupo Semp, que foi fundado em 1942 é o pioneiro na fabricação de aparelhos de rádio, TV (1951) e notebook (1996) no Brasil, registrou um crescimento de quase 12% no faturamento.
A primeira etapa da empresa, que trabalha na produção de televisores, permanece na rua Içá, também no Distrito Industrial. O processo de montagem da sede própria, onde estão os condicionadores de ar, durou cerca de nove meses.
Foto: Isaac Júnior/Suframa