Os colombianos foram às urnas neste domingo (29) para escolher um novo presidente entre um ex-rebelde prometendo programas sociais generosos, um candidato de centro-direita alertando contra um modo econômico de esquerda e um magnata empresarial excêntrico. Com a maior parte das urnas apuradas, o segundo turno vai contar com Gustavo Petro e o candidato independente Rodolfo Hernández.
Gustavo Petro, ex-prefeito esquerdista de Bogotá, membro do grupo guerrilheiro M-19 e atual senador, liderou consistentemente e seguiu à frente no processo eleitoral com 40,4% dos votos.
O homem de 62 anos atraiu o apoio em promessas de redistribuir pensões, oferecer universidade pública gratuita e combater a profunda desigualdade.
Contrariando as pesquisas, Rodolfo Hernández continua na corrida presidencial ao desbancar Federico \’Fico\’ Gutierrez, ex-prefeito de centro-direita de Medellín.
Hernandez, que está correndo de forma independente, é conhecido por vídeos extravagantes de mídia social, incluindo ele andando de patinete elétrico, e promessas anticorrupção. O homem de 77 anos está enfrentando uma investigação em andamento sobre se ele interveio em uma licitação para beneficiar uma empresa para a qual seu filho fazia lobby. Ele negou irregularidades.
O segundo turno das eleições está marcado para o dia 19 de junho.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Divulgação