Segundo dia do evento contou com a presença do governador Wilson Lima. Foto: Tarcísio Heden e Lindemberg Cavalcante/SSP-AM
O último dia da 82ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), na manhã desta quinta-feira (02), debateu assuntos sobre a padronização de dados para contabilização dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e ações para a atualização do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).
De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, general Carlos Alberto Mansur, o evento foi exitoso e abordou temas relevantes para a segurança pública do país.
“A cidade de Manaus foi escolhida para sediar essa reunião, que começou ontem e se encerrou hoje. No evento, foram discutidos assuntos de caráter relacionados a políticas públicas de segurança no âmbito nacional e também assuntos sobre as câmeras nas viaturas. Estamos estudando protocolos e legislação, para que o policial tenha no seu equipamento uma câmera para que possam registrar as ocorrências”, disse.
O secretário também enfatizou sobre a Base Arpão II, um grande investimento do Governo do Estado no combate à criminalidade.
“O lançamento de uma segunda Base Arpão, na calha do Rio Negro, será entregue em um prazo curto, no máximo em dois meses. Estamos combatendo o tráfico de entorpecentes que existe no nosso Estado, porque cerca de 80% dos crimes de homicídio que acontecem aqui é proveniente desse tipo de crime”, explicou o general.
Consesp
O Consesp surgiu em abril de 2003, durante a realização do Encontro Nacional de Secretários de Segurança Pública. Ele oferece às secretarias estaduais informações que possam subsidiar a formulação de diretrizes e metas em segurança pública e divulga ações de sucesso dos estados que possam ser aplicadas por outras unidades da Federação.
Fonte: Agência Amazonas