A nova diretoria da Associação Brasileira de Recursos Humanos no Amazonas vai administrar a entidade até 2024. Foto: Junio Pontes
A nova diretoria da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Amazonas (ABRH-AM) foi empossada no dia 14 de janeiro, para a gestão do triênio 2022-2024. O evento foi realizado de forma híbrida e restrito a poucos convidados, e contou com uma parte da nova diretoria. A nova presidente da seccional Amazonas é Silvana Aquino. A administradora substitui Kátia Andrade, e tem vasta experiência no setor de recursos humanos.
A nova diretoria é composta pela presidente Silvana Aquino da Silva, o vice-presidente Francisco de Assis das Neves Mendes, o diretor jurídico João Bosco dos Santos Pereira Junior, a diretora financeira Rosemília da Silveira Nascimento e a diretora administrativa Antônia Maria Muniz de Figueiredo.
A ABRH-AM é parte de uma associação nacional sem fins lucrativos que visa fomentar uma comunidade inovadora, colaborativa e que conecte diferentes atores do cenário de relações do trabalho, com o objetivo de difundir as melhores práticas em gestão de pessoas.
Dada a recente pandemia da Covid-19 que está ficando para trás, a nova equipe de gestão considera como prioridade recuperar a confiança e novos investimentos na instituição. Silvana Aquino comentou à PIM Amazônia que, assim como a maioria das instituições públicas e privadas, a ABRH também foi impactada pela crise de vigilância sanitária e acrescenta: “Atualmente temos o compromisso de voltar ao cenário local trazendo grandes eventos da ABRH Amazonas, resgatando e buscando novos patrocinadores e associados, inovando nas ações e nos serviços e produtos ofertados ao público que acompanha as atividades da Seccional”.
Planejamento
A atual gestão tem o foco de ampliar os movimentos nas áreas de sustentabilidade, inclusão, inovação, transformação digital, entre outros, além de dar continuidade a ações de sucesso de gestões passadas ao oferecer Fóruns de Relações Trabalhistas, Saúde Mental, Pacto pela Educação, Congresso de Gente e Gestão, Prêmio Ser Humano, entre outros.
Congresso de Gente e Gestão
Um dos maiores eventos da seccional no Amazonas é o Congresso de Gente e Gestão que não ocorre desde o início desde 2019, em razão da pandemia, e retorna este ano envolvendo a temática Environmental, Social and Corporate Governance (ESG), termo em inglês usado para definir as ações de governança ambiental, social e corporativa. O tema, portanto, terá basicamente a ver com o impacto nas organizações e a sociedade. “Como amazônidas, precisamos trazer a pauta da sustentabilidade, inclusão, diversidade, equidade e ética à mesa com mais frequência. Penso que a ABRH Amazonas, com a sua capilaridade e respeito junto aos diversos públicos, tem o compromisso de puxar temas abrangentes e críticos como este para a nossa sociedade”, reflete Silvana Aquino.
ABRH-Brasil
A Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Brasil) tem 56 anos de história. Teve início em 13 de novembro de 1965 com o nome de Abape – Associação Brasileira de Administração de Pessoal.
Nestas cinco décadas atuando em cenários dos mais adversos, a ABRH Brasil conquistou credibilidade, consolidando-se mundialmente como uma instituição representativa e mobilizadora. Prova disso é que, em 2004, quando o Brasil sediou o 10º Congresso Mundial de Recursos Humanos, evento bienal promovido pela WFPMA (World Federation of People Management Associations), mais de 4,2 mil congressistas reuniram-se no Riocentro, na capital fluminense, recorde na história do evento.
A nível nacional, uma nova diretoria assumiu a entidade prospectando o próximo triênio 2022-2024, e dentre os objetivos das políticas, ações e práticas, está o foco em tecnologia e cultura. Atenção especial à educação, saúde, trabalho, liderança produtiva e competitividade também compõem os principais pilares da instituição. A agenda prioritária de gestão apresenta novidades envolvendo o associativismo nacional, ABRH-Digital, ESG fortalecido e diversão em pauta com a escola de liderança.
Em retorno gradual das atividades pós pandemia, o vice-presidente da entidade, Dadson Moraes, comenta que nestes primeiros cinco meses já foi possível verificar os efeitos positivos com o CONARH 2022 alcançando todas as suas expectativas em 3 dias de evento. A parceria com as unidades estaduais, em especial a do Amazonas, fortalece a visão da instituição em consolidar o conjunto de práticas nacionais e ser referência. “Considero que os projetos da ABRH-AM estão sempre alinhados com a ABRH Brasil, com muitas realizações e que levou nomes de extrema importância para o cenário Nacional”, avalia o vice-presidente.