A indústria do Amazonas agora poderá contar com a Tecnologia de Medição por Coordenada, ou Medição 3D, de seus produtos. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas) e a Mitutoyo Sul Americana Ltda inauguraram na última sexta (29), na Escola SENAI Waldemiro Lustoza, o Centro de Metrologia, dotado dos mais sofisticados equipamentos que auxiliam a indústria no desenvolvimento dimensional de peças e melhoria da capacidade de processos.
Na solenidade de inauguração do laboratório, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Nelson Azevedo, destacou que as novas tecnologias em metrologia, facilitarão o aperfeiçoamento dos alunos do curso técnico em Mecânica do SENAI e também vão viabilizar a prestação dos diversos serviços de metrologia para as empresas do Polo Industrial de Manaus.
O presidente da Mitutoyo Sul Americana, Masashi Inoue, também presente na solenidade, disse que o Centro de Metrologia é resultado de uma negociação de dois anos entre a empresa líder mundial em Metrologia e o SENAI, instituição referência em educação profissional. Inoue também afirmou que o laboratório vai funcionar como show room da Mitutuoyo.
Na ocasião, o diretor regional do SENAI Amazonas, Rogério Pereira, disse que no mundo competitivo em que estamos não há mais espaço para medições sem qualidade, e as empresas deverão investir recursos (humanos, materiais e financeiros) para incorporar e harmonizar as funções básicas da competitividade: normalização, metrologia e avaliação de conformidade.
No laboratório há equipamentos como Máquina de Medição por Coordenadas, Micrômetros Externos, Paquímetros Digitais e Analógicos, Durômetros, Medidores de Circularidade, entre outros.
O Centro de Metrologia funciona na Escola SENAI Waldemiro Lustoza, localizada na Avenida Carvalho Leal, 555, Cachoeirinha.
*Informações FIEAM