A China detalhou medidas para aumentar suas capacidades de monitoramento das mudanças climáticas e prevenção de riscos, marcando um passo significativo nos esforços do país para aumentar sua resiliência climática.
O país buscará construir basicamente uma sociedade resiliente ao clima até 2035, com melhorias significativas em sua capacidade de adaptação às mudanças climáticas, de acordo com a estratégia nacional de adaptação às mudanças climáticas 2035 divulgada em conjunto por 17 departamentos, incluindo o Ministério da Ecologia e Meio Ambiente.
Até 2035, a capacidade de monitoramento e alerta precoce das mudanças climáticas do país atingirá um nível avançado globalmente, enquanto o sistema de gestão e prevenção de riscos climáticos estará basicamente maduro, de acordo com o documento.
A pasta acrescentou que a China tomará medidas para prevenir e controlar os principais riscos de desastres relacionados ao clima de maneira eficaz e melhorar ainda mais o sistema técnico e padrão de adaptação às mudanças climáticas.
A China emitiu pela primeira vez uma estratégia nacional de adaptação às mudanças climáticas em 2013 e, pela primeira vez, tornou a adaptação às mudanças climáticas uma estratégia nacional. Desde então, o país obteve resultados positivos na melhoria da adaptação às mudanças climáticas em regiões e indústrias-chave.
Fonte: Xinhua Português
Foto: Xinhua/Liu Dawei