Os lucros das principais empresas industriais da China registraram um menor declínio em maio à medida que fábricas retomaram linhas de produção em meio a recuperação das atividades comerciais, mostraram os dados oficiais nesta segunda-feira (27).
As principais empresas industriais, cada uma com receita comercial de pelo menos 20 milhões de yuans (US$ 2,99 milhões), registraram um declínio anual de 6,5% em lucros no mês passado, diminuindo em relação à contração de 8,5% em abril, segundo dados do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).
Zhu Hong, estatístico sênior do DNE, atribuiu a contração mais lenta ao controle efetivo da epidemia, à recuperação das atividades comerciais e ao progresso alcançado na melhora da logística no país.
Em maio, as receitas dessas principais empresas aumentaram 6,8% ano a ano, um ritmo de crescimento mais rápido em comparação com abril, estabelecendo uma base sólida para melhorias nos lucros.
Durante o período de janeiro a maio, essas empresas industriais arrecadaram cerca de 3,44 trilhões de yuans em lucros totais, um aumento de 1% ano a ano, mostraram dados do DNE.
As receitas dessas grandes empresas aumentaram 9,1% ano a ano para 53,16 trilhões de yuans durante os primeiros cinco meses.
Fonte: Xinhua
Foto: Divulgação