O governo alemão aprovou na sexta-feira (1) o orçamento nacional para 2023, com receitas e despesas projetadas de cerca de 445 bilhões de euros (463 bilhões de dólares americanos), sendo 10 por cento menos do que em 2022.
Como a maior economia da Europa está lutando para voltar a um orçamento equilibrado, pela primeira vez desde o início da pandemia de COVID-19, o novo orçamento deve estar alinhado com o chamado freio da dívida do país.
Depois de assumir novas dívidas de quase 140 bilhões de euros este ano, o orçamento nacional da Alemanha para 2023 prevê apenas 17 bilhões de euros em novas dívidas.
A adesão ao freio da dívida, que exige um orçamento equilibrado e foi ativado pela ex-chanceler Angela Merkel em 2009, é de \”grande importância\”, disse o ministro das Finanças, Christian Lindner, ao apresentar o orçamento federal.
\”Qualquer um que incorra em dívidas permanentemente altas terá que, em algum momento, virar o parafuso fiscal para servir dívidas antigas e, no final, isso não é nada mais do que o estrangulamento de toda a nossa economia\”, acrescentou Lindner.
A Alemanha busca reduzir ainda mais os novos empréstimos nos próximos anos. De 2024 a 2026, o governo só quer contrair dívidas entre 12,3 e 13,8 bilhões de euros por ano.
No primeiro trimestre de 2022, a dívida pública da Alemanha caiu 992 milhões de euros em relação ao trimestre anterior, segundo o Departamento Federal de Estatística (Destatis). Principalmente devido a \”ações tomadas para enfrentar a pandemia de COVID-19\”, a dívida pública havia crescido anteriormente para 2,32 trilhões de euros.
O orçamento maior deste ano também incluiu um orçamento suplementar de cerca de 40 bilhões de euros para \”medidas diretamente relacionadas às consequências\” do conflito Rússia-Ucrânia, segundo o Ministério Federal das Finanças.
Além da pandemia em curso, o orçamento da Alemanha para 2023 continuará sendo moldado pelo \”fator de carga\” do conflito, segundo o governo. Consequentemente, o orçamento fornecerá 5 bilhões de euros para \”prevenção de crises globais\”. (1 euro = 1,04 dólar americano)
Fonte: Xinhua
Foto: Xinhua/Shan Yuqi