A Positivo é hoje a maior fabricante de computadores do Brasil e a número 1 em tecnologia educacional, também exportada para vários países do mundo. Ambas as conquistas são resultado de mais de duas décadas de muito trabalho em equipe no Polo Industrial de Manaus (PIM)
Durante coletiva de imprensa realizada na Eletrolar Show 2022, o vice-presidente de negócios de consumo da Positivo, Norberto Maraschin Filho, declarou que vê o cenário de estoques de PCs e outros produtos fabricados pela empresa nos patamares normais.
Segundo o executivo, a alta de estoques nos últimos meses teria acontecido em decorrência da inversão do mercado, no segundo semestre de 2021. Com isso, os efeitos da pandemia do coronavírus teriam levado a uma baixa na demanda por eletrônicos, o que gerou uma quantidade maior de produtos parados no varejo.
Mesmo assim, Maraschin não acredita que o mercado terá grande força a partir de agora e entende como um problema que não afeta somente a Positivo, como outras empresas no geral.
“Eu acredito que o pior já passou, mas não vai ser um mercado de varejo pujante, e isso não se aplica à Positivo somente, se aplica a todas as indústrias.”
Norberto Maraschin Filho, vice-presidente de negócios de consumo da Positivo
Já o presidente da empresa, Hélio Rotenberg, acrescenta que o mercado de componentes também está com o preço praticamente regularizado. Ele viu o pico da crise ocorrido em agosto do ano passado, com uma queda gradual até este momento. Além disso, a Positivo reforçou que os contatos de longa data no mercado ajudaram para gerar poucos efeitos à marca.
A Positivo ainda informou que está entre as quatro maiores fabricantes de computadores do Brasil. Ela tem uma participação de 13% no mercado, com 1,124 milhões de unidades vendidas em 2021, de acordo com o IDC Brazil PC Tracker 2021. O levantamento ainda aponta que a previsão de vendas de desktops e notebooks fique acima de 7,5 milhões de unidades até 2025.
Na Eletrolar 2022, a companhia nacional tem reforçado alguns de seus lançamentos recentes, como os notebooks VAIO FE14 e FE15 com processadores Intel Core de 12ª geração; a parceria com a Amazon para ter Alexa integrada aos PCs – como o modelo analisado pelo TudoCelular no começo de junho; e o lançamento da nova Smart Fechadura.
E aí, como você vê o momento da Positivo no mercado de computadores e de Casa Inteligente? Dê a sua opinião para a gente!
Fonte: TudoCelular.com
Foto: Rafael Barbosa / TudoCelular.com