Decisão começa a valer a partir de 20 de julho
A Indonésia planeja aumentar o teor de combustível à base de óleo de palma em seu biodiesel de 30% para 35% a partir de 20 de julho, disse Dadan Kusdiana, alto funcionário do Ministério da Energia indiano, na sexta-feira (8).
O maior produtor de óleo de palma do mundo está lutando para reduzir os estoques do produto, que aumentaram depois de uma proibição de três semanas às exportações. A suspensão, que terminou em maio, teve o objetivo de controlar os preços domésticos do óleo de cozinha.
O alto estoque vem pesando sobre os preços do fruto da palma, gerando críticas de agricultores que estão no meio do pico da safra.
Dadan disse que o aumento da proporção, conhecida como “B35”, criaria uma demanda adicional de 727.804 KL de óleo de palma combustível este ano, levando o consumo anual para 10,88 milhões de KL. O consumo até julho foi estimado em 5,78 milhões de KL.
O ministério também anunciou testes para o combustível B40.
“Enquanto esperamos o resultado do teste de B40, o governo implementará o B35”, disse Dadan, em comunicado.
O ministro sênior Luhut Pandjaitan estimou esta semana que um adicional de 2,5 milhões de toneladas de óleo de palma poderia ser absorvido se a Indonésia implementasse o B40.
Outros esforços que as autoridades estão considerando para reduzir os estoques incluem a redução da taxa de exportação de óleo de palma para estimular as exportações.
Fonte: Reuters
Foto: Y.T Haryono/Reuters