Ucrânia e Rússia respondem por cerca de 80% das exportações globais de óleo de girassol, prejudicando fornecimento para países europeus
Uma cervejaria de Munique, na Alemanha, encontrou uma nova maneira de superar a escassez de óleo de cozinha na Europa, permitindo que os clientes paguem por sua cerveja com óleo de girassol para garantir estoques necessários para fritar os tradicionais schnitzels, espécie de empanado.
Com a Ucrânia e a Rússia respondendo por cerca de 80% das exportações globais de óleo de girassol, muitos países europeus, incluindo a Alemanha, viram a oferta diminuir desde a invasão russa a seu vizinho em fevereiro.
Os gerentes da Cervejaria Giesinger acham que podem ter a resposta para o problema, oferecendo aos amantes de cerveja um litro de sua bebida favorita pela mesma quantidade de óleo de girassol.
“A coisa toda surgiu porque simplesmente ficamos sem óleo na cozinha e é por isso que temos que ser criativos”, disse o gerente do pub, Erik Hoffmann, à Reuters TV.
Garrafas de óleo de colza e girassol estão muitas vezes em falta nas prateleiras dos supermercados na Alemanha, e muitas lojas racionam o número de garrafas por cliente.
“Conseguir óleo é muito difícil… se você precisa de 30 litros por semana e só consegue 15, em algum momento você não poderá mais fritar um schnitzel”, disse Hoffmann, acrescentando que os clientes trocaram 400 litros por cervejas.
Enquanto um litro de cerveja custa cerca de 7 euros nos pubs alemães, uma garrafa de um litro de óleo de girassol custa cerca de 4,5 euros – tornando a oferta tentadora para muitos clientes.
O cliente Moritz Baller comprou 80 litros de óleo de girassol na Ucrânia durante uma viagem para entregar ajuda humanitária, trocando sua remessa por oito engradados de cerveja para sua festa de aniversário.
“A campanha é legal”, disse ele. “Podemos obter cerveja barata e sim, a Cervejaria Giesinger também é ajudada”.
Fonte e foto: Agência Reuters