Objetivo seria impedir que governo ucraniano ataque infraestrutura civil e moradores no Donbass
O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, ordenou que unidades militares russas que operam em todas as áreas da Ucrânia intensifiquem suas operações para evitar ataques no leste do país e em outros territórios controlados pela Rússia, disse o ministério em comunicado em seu site neste sábado (16).
Ele disse que Shoigu “deu as instruções necessárias para aumentar ainda mais as ações de grupos em todas as áreas operacionais, a fim de excluir a possibilidade de o regime de Kiev lançar ataques maciços de foguetes e artilharia contra infraestrutura civil e moradores de assentamentos em Donbass e outras regiões”.
Na sexta-feira (15), o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu à comunidade internacional que reconheça oficialmente a Rússia como um Estado terrorista em um discurso após o ataque à cidade de Vinnytsia.
“A Rússia mostrou sua atitude em relação à lei internacional, à Europa e a todo o mundo civilizado. Depois disso, ninguém pode ter dúvidas de que é necessário criar um Tribunal Especial sobre a agressão russa contra a Ucrânia o mais rápido possível”, disse Zelensky.
O líder ucraniano afirmou que entre as 23 pessoas mortas havia três crianças com menos de 10 anos.
Fonte: Reuters
Foto: Reuters/Vitalli Hnidyi/Direitos Reservados