BMW Group leva realidade aumentada para a produção de motocicletas em Manaus
A partir do mês de novembro, o óculos de Realidade Aumentada (RA) vai fazer parte do processo industrial da fábrica do BMW Group, situada no Polo Industrial de Manaus (PIM), na produção de motocicletas. A tecnologia, que já é realidade na Alemanha, permite que elementos reais de uma motocicleta sejam sobrepostos por modelos 3D holográficos em escala, de maneira que uma variedade de conceitos e processos de produção possam ser compartilhados e avaliados de forma mais flexível e econômica.
Conforme a direção da empresa, trata-se de mais uma ferramenta para a melhoria dos processos; mais um cuidado para a empresa seguir entregando seus produtos com a qualidade e excelência BMW Motorrad. A expectativa da fabricante de motocicletas é otimizar duas grandes frentes. A primeira, relacionada a treinamentos, com foco na produção de motocicletas, já que é possível conduzir essa atividade mesmo sem um exemplar físico, benefício que serve até para modelos ainda não lançados.
“A segunda, diz respeito a resolução de dúvidas de produção, pois o usuário poderá utilizá-lo em tempo real, compartilhando o cenário com uma equipe de apoio. Antes, era necessário fotografar ou fazer um vídeo, para depois enviar para essa equipe”, explica o diretor geral da fábrica do BMW Group em Manaus, Jefferson Dias, informando que os óculos já estão na fábrica e que devem ser utilizados até o fim deste ano.
Novos desafios
No contexto da pandemia, Jefferson Dias disse que novos desafios surgiram e tiveram que ser superados. Quando um novo modelo de motocicleta ia ser lançado na fábrica de Manaus, ele disse que demandava o envio de profissionais para a matriz, que fica em Berlin, na Alemanha, assim como o recebimento de profissionais de lá para a unidade local, o que é normal. No entanto, explica que no período da pandemia essa prática se tornou um problema, por conta das exigências sanitárias. Para aumentar a escala e a qualidade dos novos modelos, a empresa buscou novas soluções de uma maneira padronizada para o futuro, portanto, essa solução tecnológica do óculos de realidade aumentada vem suprir isso.
“Com a nova tecnologia, a nossa capacidade em termos de qualidade e qualificação para o nosso profissional e também a quantidade de modelos de motocicletas que nós conseguiremos implementar ao mesmo tempo, eleva consideravelmente, então, é a tecnologia sendo empregada realmente para o benefício do cliente, haja vista que, quando um lançamento é feito no melhor nível, isso reflete no nosso consumidor final”, disse o diretor.
Jefferson Dias informou ainda que, inicialmente utilizarão os óculos de Realidade Aumentada os engenheiros para troca de experiências e os especialistas de montagem; num segundo momento as pessoas que de fato montarem nas motos na linha final no processo de pré-lançamento. “Enfim, todas as pessoas que se fazem necessárias ter uma habilidade no processo ou na execução de uma tarefa, bem feita, certamente terão contato com essa tecnologia, uma ferramenta adicional para uso do time da fábrica do BMW Group em Manaus”, sintetizou.
Na prática, os oito modelos de motos presentes no portfólio da Planta Manaus — BMW R 1250 GS Adventure, BMW R 1250 GS, BMW S 1000 RR, BMW G 310 GS, BMW G 310 R, BMW F 750 GS, BMW F 850 GS Adventure e BMW F 850 GS — e os que ainda estão por vir terão sua produção beneficiada por essa tecnologia. A fábrica do BMW Group em Manaus vai completar seis anos neste ano, e responde pela produção de 99% do portfólio de motos da marca BMW Motorrad no Brasil.
Agregar tecnologia
Para o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Luiz Augusto Rocha, a utilização do óculos de Realidade Aumentada pela BMW é uma grande vitória para o Polo Industrial de Manaus. Segundo o dirigente, quanto maior a agregação tecnológica, melhor será para Manaus e para o projeto Zona Franca de Manaus. “Entendemos que a Indústria 4.0 e seus produtos possuem grande potencial de crescimento na carteira de produtos que são e serão fabricados em Manaus. Temos confiança que este tipo de tecnologia crescerá mais e mais em um futuro breve. Parabéns para a nossa associada!”, sintetizou o dirigente.
Por Margarida Galvão
Foto: Divulgação/Jeffrey Group