Mercado de tecnologia se mantém aquecido

Empresas, como Grupo Fujioka, que atuam no mercado de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, celulares e TI, analisam o momento econômico e realizaram boas negociações na Eletrolar Show 2022 

A pandemia mostrou algumas coisas importantes para o mercado, por exemplo, que alguns devices não substituem outros. As pessoas foram para suas casas e toda a parte de sistemas também foi junto. Com esse movimento, os equipamentos que geralmente as pessoas já tinham para o dia a dia, como os tablets e o próprio celular, passaram a não ser suficiente para suportar essa carga de trabalho.

“As pessoas tiveram que trocar e melhorar a performance dos equipamentos e isso fez com que o mercado, não só de compra do novo, mas também da reposição e do upgrade de desempenho, ficasse muito forte. E vimos que o notebook como um importante devices de produção”, comenta o gerente de produto da categoria Informática no Grupo Fujioka, Rodrigo Scafuto.

O publicitário, Luis Fernando Pagliaro, conta que sempre teve uma estação de trabalho em casa, mas que, com trabalho remoto atingindo 100% durante a pandemia, teve que fazer alguns ajustes para melhorar principalmente ergonomia e conforto, mas os investimentos não param. “Estou pensando em ter uma segunda máquina, porque durante a pandemia passei apuro com falha no meu computador principal”, conclui Luis.

\"\"
Foto: Divulgação/Show Vip

O Fujioka Distribuidor, que está hoje entre os três maiores do país, registrou em 2020 e 2021 um crescimento nas vendas de produtos tecnológicos de 60% em relação à 2019, em especialmente dos que fazem parte do home office e home schooling, como monitores e notebooks. Com as pessoas mais tempo dentro de casa, outros produtos, como ar condicionado, lava e seca e televisores, tiveram crescimento de vendas.

Movimentação em 2022 e perspectivas

Dados de pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Software apontam que a indústria de tecnologia no Brasil cresceu 22,9% em 2021, considerando os mercados de software, serviços, hardware e também as exportações do segmento. Em 2022 esse movimento ainda está latente, as pessoas continuam trocando gradativamente seus equipamentos, pois sentiram na pele que precisam de mais conforto e potência.

Quando se trata de (TI) Tecnologia da Informação, por exemplo, outro estudo divulgado em maio deste ano pela Advance e a Sky.One, aponta crescimento de 23% do setor em 2021, seguindo em ascensão o primeiro trimestre de 2022, com 21% de progresso e perspectivas de crescimento para 2023.

Apesar de existir uma tendencia natural de desaceleração das compras, os consumidores já criaram necessidades e o mercado continua com boas perspectivas, o que influencia diretamente na retomada da economia. Dados recentes mostram também que o setor de TI deverá empregar 2,06 milhões de pessoas em 10 anos, sendo 779 mil em 12 profissões emergentes.

Encontro empresas tecnologia

\"\"
Foto: Divulgação/Show Vip

Foi com esse clima de otimismo que aconteceu nesta semana, em São Paulo, a 15ª edição da Eletrolar Show 2022. A maior feira de negócios da América Latina do segmento de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis, UD, celulares e TI, estava há dois anos sem acontecer, mas nesta edição contou com cerca de 700 marcas expositoras, que levaram mais de 10 mil produtos e cerca de 2 mil lançamentos.

O Grupo Fujioka esteve pela primeira vez na feira como expositor. No evento o gerente comercial da Samsung, Ebenezer Reis, comentou que o Fujioka é um parceiro estratégico da Samsung. “O Fujioka com a gente têm crescido ano a ano com um trabalho consistente. Quando se trata de venda direta, eles chegam aonde a gente como indústria muitas vezes não consegue ir. Atendem praticamente todos os estados brasileiros e essa logística é fundamental”, conclui ele.

Números como os da BRX Computadores, empresa com sede em SC, também demonstram otimismo. “Iniciamos nossa parceria com o Fujioka vendendo apenas 50 máquinas/mês, hoje, cinco anos depois, já são 1500 máquinas ao mês. O Fujioka representa 23% do faturamento da BRX e no Centro-Oeste representa 100% das nossas vendas”, conclui Dyemi Bonifacio, representante da BRX.

O grupo representa outras marcas mundialmente renomadas como Philips e Malina (exclusivo Brasil), Kingston, Canon, LG, Lenovo, Epson, JBL, HP e TP LINK. Está atento às tendências e previsões para definição de estratégias que alavanquem os negócios.

Fonte: Show Vip

Publicidade

Últimas Notícias

Revista PIM Amazônia

Rolar para cima