Alpargatas tem queda no lucro após compra da Rothy’s

Foto: Redes Sociais/Divulgação

Ebitda ajustado foi de R$ 177,8 milhões, queda de 17,2% ante mesmo período de 2022

Alpargatas, dona da marca Havaianas, teve lucro líquido de cerca de R$ 64 milhões no segundo trimestre, queda ante os R$ 105,6 milhões obtidos no mesmo período do ano passado, segundo balanço divulgado nesta terça-feira (2).

O desempenho foi pressionado, entre outros fatores, pela conclusão da aquisição de participação de 49,9% na marca norte-americana Rothy’s, em maio, pela qual a companhia desembolsou cerca de R$ 2 bilhões.

A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado foi de R$ 177,8 milhões, queda de 17,2% ante mesmo período de 2022. A margem recuou 3,9 pontos no período, para 16,7%.

Segundo o balanço, no Brasil a Alpargatas aumentou o preço por par em 21% no trimestre como forma para mitigar o efeito da inflação nos custos e com isso conseguiu elevar a margem bruta em dois pontos percentuais e, a margem Ebitda, em quatro.

Mas no exterior, a receita líquida caiu 2% em câmbio constante, principalmente “pela retração nos Estados Unidos e pelas restrições decorrentes de Covid-19 na China”.

De abril a junho a Alpargatas elevou a sua base de lojas em 105 unidades na comparação com um ano antes. A maior parte das aberturas, 75, foi no exterior. Dessas, 60 foram franqueadas.

A receita líquida da Rothy’s disparou 82% no trimestre na comparação anual, para US$ 59 milhões.

A Alpargatas afirmou que aumentou em 123% os investimentos em marketing e operação de lojas físicas da Rothy’s ano a ano, para US$ 25 milhões. “Com isso o Ebitda ficou negativo em US$ 6 milhões, encerrando o trimestre em -15 milhões.”

O grupo encerrou o trimestre com caixa e equivalentes de R$ 273 milhões ante R$ 867 milhões um ano antes.

Fonte: Reuters

Publicidade

Últimas Notícias

Revista PIM Amazônia

Rolar para cima