Com o objetivo de mostrar a importância da formação técnica e as possibilidades que o mercado de trabalho oferece, alunos da turma do curso técnico em eletrotécnica da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal, com a supervisão do professor Matheus Henrique Campos Amâncio, com apoio da Coordenação Pedagógica, participaram de visita técnica a indústria Eletrogoes S/A, de Pimenta Bueno.
De acordo com o professor, durante a atividade, os alunos conheceram o funcionamento do sistema de geração, transmissão e controle de energia de uma usina hidrelétrica, a importância da segurança, controles internos, estrutura física, equipamentos, despacho da carga, como é feito o contato com o Operador Nacional de Sistema, orientações aos mantenedores de campo quanto a verificação de máquinas e válvulas, dentre outras.
Para o aluno André Pereira da Silva, a visita proporcionou conhecimentos voltados a geração e distribuição de energia, “conhecimento de grande importância para nossa formação profissional”, disse.
A visita exemplifica a ação dos futuros eletrotécnicos no seu exercício profissional, com ação direta no funcionamento dos sistemas elétricos e transmissão de energia nas empresas da região, ressaltou o pedagogo Luis Adriano Fermow.
Segundo a coordenadora de Educação, Rosiani Módolo, as visitas técnicas contribuem para o amadurecimento profissional dos alunos. “São atividades externas que abrem novas possibilidades, interesses, despertam curiosidades para buscar o novo, além de vivenciar uma experiência incrível de troca de conhecimento”, disse.
Conforme a gerente da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal, Jocilene Ribeiro Andrade, proporcionar aos estudantes, o conhecimento do funcionamento da indústria na prática, ratifica a compreensão das habilidades desenvolvidas no curso, intensificando a relação com o mundo do trabalho.
“Cada visita técnica significa uma experiência marcante para carreira profissional de cada um deles. Cada curso desenvolvido pelo SENAI, profissionaliza o aluno para ingressar no mercado de trabalho e aqueles que atuam na área aprimoram conhecimento, tornando o seu currículo ainda mais competitivo”, pontuou Jocilene.
Fonte: FIERO