Foi lançado na Casa da Indústria Albano Franco, o projeto Gestão e Competitividade, uma parceria do Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação) com o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (SEINC), para o empresariado maranhense. A iniciativa consiste em um pacote de consultorias ministradas gratuitamente pelo SESI, SENAI e IEL para empresas dos setores da indústria, do comércio, do agronegócio e de serviços, destinadas à gestão ágil, gestão da saúde e segurança do trabalhador e gestão na produção – Lean Manufacturing.
A apresentação do projeto foi realizada na sede da FIEMA ao setor produtivo, pelo presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves, e pelo secretário de Indústria e Comércio, Cassiano Pereira Junior. Na oportunidade, os presentes puderam conhecer cada ação a ser realizada pelas entidades SESI, SENAI e IEL e aproximadamente 40 empresários já aderiram à iniciativa.
“Este projeto tem por objetivo final melhorar a competitividade dos nossos empresários, das nossas empresas e do nosso estado. O Maranhão não pode mais permanecer como já vinha ao longo do tempo, com os indicadores mais baixos desse país. Já já venceremos essa fase, junto com o poder público, principalmente através dessa iniciativa que estamos lançando hoje”, ressaltou Edilson Baldez das Neves, presidente da FIEMA.
Os serviços a serem prestados pelo SESI têm foco na gestão de saúde e segurança do trabalhador e foram detalhados pela engenheira de segurança do trabalho do SESI-MA, Mariana Braga. Já as atividades da área de promoção da saúde ficaram a cargo da nutricionista e supervisora do programa de Alimentação e Nutrição do SESI-MA, Vanessa Carvalho.
Já pelo SENAI, as consultorias, em especial a de Gestão na Produção – Lean Manufacturing, foram esclarecidas pelo consultor tecnológico da entidade, Alan Denizarde.
Fechando a programação, a analista do IEL-MA, Bruna Freitas, apresentou o trabalho de gestão empresarial do Instituto, com iniciativas para aumentar a competitividade do setor produtivo maranhense.
Para o secretário de Indústria e Comércio, Cassiano Pereira Junior, a parceria com o Sistema FIEMA é fundamental para que o governo possa levar mais qualidade de gestão aos empresários. “O empresariado local e regional precisa desse apoio integrado, e nada melhor do que ter essas parcerias bem firmadas. São elas que proporcionam esse desenvolvimento, essa visão gerencial, essa prosperidade dos empresários locais”, frisou.
O evento teve o objetivo de sensibilizar e esclarecer os empresários sobre o projeto que, ao todo, somará mais de 10 mil horas em consultorias para o setor produtivo. “Esse projeto é muito interessante, porque o governo do Estado está junto com a FIEMA nessa batalha para que melhore os processos das empresas. É de suma importância, pois eles estão engajados para que as empresas locais alavanquem novos negócios e tenham novas oportunidades”, afirmou empresário Marcos Klein, diretor da empresa Megamix.
Estiveram presentes ao lançamento do projeto, o vice-presidente executivo da FIEMA, Benedito Mendes, a diretora da FIEMA e presidente do Sindipan, Francina de Andrade, a 2ª secretária da FIEMA e presidente do Sindirepa, Leonor de Carvalho, o presidente do Sindicato das Indústrias de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente do Estado do Maranhão (Sindibebidas), Jorge Fortes, a coordenadora regional do IEL, Michele Frota, o diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda, o superintendente da FIEMA, César Miranda, a coordenadora de Saúde e Segurança na Indústria do SESI-MA, Ana Carolina Bandeira, a secretária adjunta da Micro e Pequena Empresa da Seinc, Luzia Rezende, o secretário adjunto de Comércio e Serviços da Seinc, Marco Moura, o superintendente da Fecomércio, Max de Medeiros, entre outros representantes do setor produtivo.
Fonte: FIEMA