Eleições ocorrem de forma segura e ordenada no Amazonas

No 1º turno, o TRE-AM contabilizou a substituição de 64 urnas eletrônicas e mais de 130 precisaram ser reiniciadas

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) divulgou, no início da noite deste domingo (2), os dados parciais das Eleições de 2022 em todo o Amazonas. De acordo com o presidente do TRE-AM, desembargador Jorge Lins, apesar das filas em muitos locais de votação, o pleito transcorreu de forma segura e ordenada, tendo os eleitores conseguido exercer seu direito ao voto e à cidadania.

Durante a última coletiva de imprensa, o presidente explicou que muitos fatores contribuíram para a formação das filas nas escolas eleitorais, entre elas, a exigência da biometria, o número de candidatos para votar e o horário unificado de votação em todo o País.

“Muitos eleitores deixaram para ir aos seus locais de votação na última hora, talvez por causa da mudança do horário; a biometria é outro fator porque existem pessoas que demoram a mais para fazer a identificação, no entanto, o processo não foi prejudicado e eleitor pôde concretizar a sua cidadania”, explicou. Ainda de acordo com o presidente do TRE-AM, por causa da alta demanda, até às 18h, 13 municípios, entre eles a capital, ainda estavam processando votos.

No 1º turno, o TRE-AM contabilizou a substituição de 64 urnas eletrônicas e mais de 130 precisaram ser reiniciadas. Em duas urnas (uma em Manaus e outra em Coari) a votação ocorreu de forma manual e a apuração dos votos será feita de forma mista.

Segurança

O secretário de Segurança Pública, general Mansur, destacou os trabalhos dos agentes de segurança durante o pleito deste ano. Segundo ele, nenhuma ocorrência atrapalhou o andamento da votação e a integração entre os órgãos foi fundamental para que o pleito ocorresse com segurança.

Ao todo, segundo o secretário, 27 casos de prisões por crimes eleitorais foram registrados em todo o Estado. “Sem essa integração, a missão não seria bem cumprida. Estamos felizes com o resultado positivo”, destacou.

O diretor de operações do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu), Stanley Ventilari, afirmou que no trânsito e no transporte as eleições também ocorreram dentro do esperado, sem o registro de ocorrências graves. No entanto, devido à grande procura dos eleitores aos locais de votação nas últimas horas do processo eleitoral, a frota de ônibus foi reforçada e a gratuidade no transporte coletivo foi estendida até às 20h deste domingo.

Últimas Notícias

Revista PIM Amazônia