Estrategicamente localizado na cidade de Ji-Paraná, região central do Estado de Rondônia, o laboratório de Metrologia que engloba ensaios em solos, concreto, asfalto e cerâmica vermelha do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (Senai-RO) conta com diversas soluções que visam atender as demandas regionais do segmento da construção civil e pesada, atuando no controle de qualidade e da assistência técnica para projetos e execução de obras estruturantes.
O complexo está equipado para prestar consultorias técnicas, estudos, ensaios e acompanhamento integral voltados à tecnologia dos materiais e serviços aplicados em obras civis, sendo uma referência no Estado.
O Senai possui técnicos especializados que fazem o acompanhamento das obras, o que possibilita fazer avaliação dos processos. Esses técnicos também são responsáveis por caracterizar propriedades físicas, químicas, mecânicas e dimensionais dos materiais e serviços, atestando aos padrões de qualidade e segurança de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Norma Brasileira (NBR).
O laboratório recebeu recentemente uma prensa para atender o setor cerâmico e foram adquiridos utensílios para atender toda e qualquer empresa e indústria, de forma a validar o produto final em conformidade com as NBRs.
Em Rondônia, segundo dados do Núcleo de Apoio à Indústria (NAI) da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), existem mais de 2500 empresas da construção civil e cerâmica instaladas no Estado, e que podem ser beneficiadas com os serviços oferecidos pelo laboratório do Senai de Ji-Paraná.
Segundo os técnicos da unidade Sesi-Senai-IEL de Ji-Paraná e Jaru, Daniel Modesto e Ires Cardoso, a realização de ensaios laboratoriais seja de solos, concreto, asfalto, ou cerâmica vermelha, servem para garantir a qualidade, segurança, durabilidade e a viabilidade econômica dos empreendimentos.
“Todas as empresas necessitam fazer os ensaios, porém aqui no Estado, a maioria não possui laboratório e o Senai oferece esses serviços, a fim de garantir qualidade do material a ser utilizado nas obras e que estes estejam devidamente adequados às normas técnicas”, comentou Daniel.
Conforme a gerente da unidade Cintia Alves, o controle tecnológico realizado pelo laboratório de solos, concreto, asfalto e cerâmica vermelha, possibilita resultados efetivos das obras, sem perda da qualidade.
“São utilizadas soluções por meio avaliações geotécnicas, inspeções nos processos executivos e verificação da segurança e durabilidade estruturais. Além disso, todos os procedimentos podem ser customizados conforme as necessidades de cada obra, obedecendo a legislação vigente”.
Cíntia informou que os serviços metrológicos concentram-se em análise e ensaios, que determinam uma ou mais característica de um produto ou matéria prima. “Cada ensaio é elaborado pela metodologia normativa específica e com utilização de equipamentos devidamente aferidos”.
Nas atividades que envolvem solos, o Senai atua no controle do material no campo e promove ensaios físicos como, consistência, plasticidade, granulometria, limites, massa específica e mecânicos, como a compactação, desenvolvidos em laboratório.
Já o laboratório de concreto, foi instalado pela necessidade de estudar melhor as reações que ocorrem nos materiais que compõem esta mistura (cimento, areia, pedra, aditivo e água), além da realização da carta traço (dosagem).
O laboratório de asfalto do Senai promove ensaios que garantem a qualidade do produto, dosagem de traço em sua faixa de controle, controle na usina e o lançamento em obra.
Por fim, o laboratório de cerâmica vermelha efetua ensaios em blocos e telhas, verifica se o produto final atende as normas para blocos (ABNT NBR 15270-2) e para telhas (ABNT NBR 15310).
Entre os ensaios nos blocos cerâmicos, cita-se a determinação da medida das faces, espessura das paredes externas e septos, da massa seca e do índice de absorção de água, resistência a compressão e outros.
Já de telhas, o laboratório oferece ensaios do rendimento médio, resistência à flexão simples e flexão em três pontos, impermeabilidade, índice de absorção de água e outros.