A sustentabilidade marcou presença no terceiro dia da Mostra 23ª Mostra de Gestão e Melhorias para a Qualidade, com o projeto “Redução e Aproveitamento dos Resíduos Resultantes da Produção de Manteiga de Tucumã”, da Agrocon Indústria e Serviços Agroambientais.
De acordo com o CEO Aguimar Simões, a empresa transformou o seu maior problema em um novo produto, agora destinado à alimentação de aves, suínos e peixes. “Passamos a arrecadar R$ 6,5 mil mensais, apenas com a venda do resíduo do tucumã triturado”, declarou Simões.
A Mostra, promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), encerra-se hoje (14) no Sesi Clube do Trabalhador, com a apresentação de 11 novos projetos em gestão e processos industriais.
Já a Moto Honda da Amazônia surpreendeu o público, ao levar uma motocicleta para o espaço de apresentação, para simbolizar a satisfação com o projeto “Redução do Índice de Marcas de Molde da Roda HPDC”.
Segundo o especialista de qualidade da empresa, Reginaldo Vieira, o projeto veio para fortalecer os moldes de fundição, cujo o histórico de ocorrência de marcas de molde estava afetando não apenas o setor de fundição, mas também o setor processo de polimento, usinagem, pintura e montagem da roda.
“A solução que encontramos foi a inclusão de um postiço passando na cavidade do molde, trocando somente a parte que dava deformação para o produto”, explicou o especialista que confirmou a economia de R$ 906 mil com a inovação.
A Visteon Amazonas, fabricante de rádios e painel de instrumentos automotivos, apresentou o seu novo sistema, o Astro 4.0. A técnica de processos da indústria, Raylene Souza, explicou que o excesso de reparos nas placas produzidas estava gerando alta quantidade de scrap (material descartado) pelo excesso de manuseio.
“Por não encontrarmos no mercado uma solução que atendesse às nossas necessidades, resolvemos nós mesmos criar um sistema. Assim surgiu o Astro 4.0, ferramenta que coleta os dados que a engenharia retém, direcionando os três maiores problemas diretamente à linha de produção”, revelou Souza.
A partir da implantação do sistema, o tempo médio de análise e reparo foi reduzido de 15 para 4 minutos, assim como a porcentagem de scrap que passou de 0,16% em maio para 0,04% em setembro de 2022.
A Hitachi Astemo Manaus, que fornece amortecedores para o segmento de duas rodas, com a fabricação de conjunto de suspensão dianteira e traseira e componentes para motocicletas, apresentou o case “Redução de rejeição por batidas na montagem dianteira”.
O processo resultou na implantação de uma proteção nas áreas de contato do equipamento com bancadas e outras peças. Ação que, segundo o analista de controle de qualidade da empresa, Adão Barbosa, rendeu uma melhoria significativa, passando de 119 peças rejeitadas por mês para apenas 38.
Já a MK Eletrodomésticos buscou a redução do índice de defeito no processo SMD, da solda do módulo bluetooth, chip e conector auxiliar, disse o gerente de produção George Carvalho. “Alcançamos uma redução além da meta estipulada, indo de 1.065 falhas por mês para 97, ou seja, 91% a menos”, comemorou Carvalho.
Focados em estratégias menos industriais e mais comerciais, as empresas: Supermercado Yroyak, Cevante Vistoria Veicular e Econoserv Consultoria partilharam de suas táticas de captação de novos clientes, aumento nos lançamentos de novos produtos e serviços e melhorias nos padrões de atendimento, com todas as empresas atingindo resultados financeiros expressivos e em curto período de tempo, com destaque para a Econoserv Consultoria, que atingiu o aumento do faturamento com clientes de médio e grande porte em 325%.