Os materiais reciclados na unidade de Manaus (AM), chegam a 314.528 toneladas. Os objetos foram acumulados durante os três primeiros meses deste ano. A Indústria de Telecomunicação Eletrônica Brasileira (Intelbras), que está entre as Melhores Empresas para Trabalhar, atinge o percentual de 72% de resíduos reciclados, comparado ao ano anterior, 882.022 kg.
Segundo o gerente de qualidade, Marciel Linhares, “a Intelbras preza pelas práticas sustentáveis, como a reciclagem, que beneficia não só o meio ambiente, mas também a sociedade como um todo”.
A empresa conta quatro unidades no Brasil, que lideram o ranking de coleta residual, localizadas em São José (SC), Santa Rita do Sapucaí (MG) e Manaus (AM). A soma de reciclagem entre as unidades, chega a 80%.
A coleta e venda dos resíduos, gera um lucro na receita de R$ 1.204.628,00 que são direcionados a custos de envio dos materiais não recicláveis, químicos.
Segundo o Ecólogo e Diretor da Wildlife Conservation Society, Carlos Duringan, “resíduos sólidos mal destinados são atualmente um dos maiores problemas ambientais do planeta. Materiais de diversas composições e principalmente plásticos acabam gerando grandes volumes que em parte são destinados a aterros e boa parte acaba indo parar em ambienteis naturais, contaminando solo, água e toda a vida acaba sofrendo contaminação por estes resíduos”.
Duringan ainda ressalta o grande desafio da atualidade “buscarmos reduzir o descarte puro e simples de materiais diversos e buscar dar melhor destinação através da reutilização e da reciclagem, ações neste sentido são preconizadas em diversos acordos internacionais dos quais o Brasil é sgnatário, como a Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, assim como um planejamento destas ações foi definido na Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabelecida em 2010. Assim, os esforços da IntelBras soman-se a agendas como estas e servem de exemplo positivo a ser seguido por outras empresas.
Processo de reciclagem
Empresas parceiras envolvidas com o reaproveitamento de resíduos, precisam estar validadas na legislação ambiental, ao realizar a compra dos matérias para fins de reciclagem, dando origem a outros. Peças injetadas, sem necessidade de estética, também são reciclados pela própria empresa Intelbras.
Marciel explica que, “nossos processos de reciclagem são rigorosos e atendem às exigências dos órgãos ambientais. Junto às empresas que recebem nossos resíduos, somos corresponsáveis pelo que é feito dos materiais. Todas as informações relativas ao processo são cadastradas nos sites dos órgãos ambientais, e anualmente informamos ao Ibama qual é o resíduo, seu destino, e o nome do transportador”.
Saiba mais
A Intelbras, empresa brasileira de capital aberto (INTB3), engloba a inovação e conhecimento entre os colaboradores e parceiros, está no mercado há 46 anos buscando a acessibilidade dos novos meios de conhecimento, cultivando a prática de cuidar do meio ambiente. Tornou-se referência em todo o Brasil nos segmentos de segurança, comunicação e energia e está presente em cerca de 98% dos municípios com potencial de consumo eletrônico no país através de seus distribuidores e revendedores.
A Intelbras tem inovação no DNA e soluções tecnológicas que protegem, conectam, aproximam e transformam a vida das pessoas. O portfólio inclui soluções de alta tecnologia e inteligência artificial que permitem diversas aplicações em empresas, condomínios, residências, agronegócio, cidades entre outros segmentos de negócio.
Edição: Tanair Maria