Procon Amazonas orienta sobre cuidados que consumidor deve ter na Black Friday

Ao anunciar uma promoção, comerciante deve cumprir a oferta, aponta o órgão de defesa do consumidor
Foto: Divulgação / Procon - AM

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), lembra que o mês de novembro é dedicado às grandes promoções no comércio, devido à campanha da Black Friday. O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, esclarece que nenhum comerciante é obrigado a aderir à campanha, mas ao anunciar uma promoção, ele deve cumprir a oferta.

“O comerciante é livre para escolher o percentual de desconto e pode selecionar o número de produtos. Também é comum que alguns estabelecimentos limitem a quantidade de produtos a serem adquiridos por pessoa no momento da promoção. Isso é permitido, pois a promoção visa contemplar a coletividade”.

Para não comprar por impulso, a dica é fazer uma lista de produtos que são realmente necessários e outra com produtos não essenciais. Assim é possível para estabelecer um limite de gastos para não comprometer a renda da família nos próximos meses.

O órgão de defesa assinala ainda que os preços das promoções podem variar de acordo com a forma de pagamento, conforme reforça Jalil Fraxe.

“A Lei nº 13.455/2017 estabelece que o comerciante pode cobrar valores diferentes de acordo com a forma de pagamento. Ou seja, no dinheiro a compra pode ser mais barata que no cartão. Ele também pode oferecer desconto nas compras em dinheiro e não ter desconto em outra forma de pagamento. O estabelecimento comercial só precisa avisar previamente o consumidor”.

Conhecer a política de troca da empresa também ajuda a evitar problemas, já que nenhuma loja física é obrigada a substituir um produto sem que ele apresente problemas.

Por fim, o Procon-AM alerta para a publicidade enganosa nesse período do ano. Como prevenção, a pesquisa constante de preços antes e durante a Black Friday ainda é a maior aliada da população.

Em casos de cobranças abusivas, o cliente pode tirar fotos ou prints, em compras on-line, com o valor do produto, ou ainda guardar encartes publicitários para formalizar a denúncia.

O consumidor que desconfiar de possíveis irregularidades pode registrar sua reclamação em contato com o órgão pelo (92) 3215-4009, pelo e-mail [email protected] e também por meio das redes sociais, no instagram.com/procon_amazonas ou facebook.com/ProconAmazonas.

Fonte: Agência Amazonas

Publicidade

Últimas Notícias

Noruega anuncia doação de US$ 60 milhões ao Fundo Amazônia

Em reconhecimento aos esforços do Brasil com a redução do desmatamento da Amazônia em 31%, em 2023, a Noruega fará a doação de US$ 60 milhões, cerca de R$ 348 milhões na cotação desta segunda-feira (18), para o Fundo Amazônia. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro Jonas Gahr Støre, neste domingo (17), durante a Conferência

Leia mais »

Revista PIM Amazônia

Rolar para cima