Por Jo Shelley e Anna Chernova / CNN
A usina de Zaporizhzhia, na Ucrânia, está “em risco de um acidente nuclear”, de acordo com o chefe da agência de energia nuclear da Rússia, Rosatom.
“Estamos informando à comunidade mundial que a usina [de energia nuclear] corre o risco de um acidente nuclear, e é óbvio que Kiev considera um pequeno incidente nuclear aceitável”, disse Alexey Likhachev, chefe da Rosatom, a repórteres nesta segunda-feira (21), de acordo com a agência de notícias estatal TASS.
“Este será um precedente que mudará para sempre o curso da história. Portanto, tudo deve ser feito para que ninguém tenha em mente invadir a segurança da usina nuclear”.
Houve bombardeios frequentes dentro e ao redor da usina e explosões mais poderosas foram ouvidas durante o fim de semana, disse a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) no domingo (20).
Nesta segunda, uma equipe de especialistas da AIEA conduzirá uma avaliação do impacto do bombardeio no local. A instalação nuclear está na Ucrânia, mas sob ocupação de forças russas.