A Caterpillar e a Wilson Sons assinaram um MOU em que a primeira apoia a segunda empresa na adoção de tecnologias e serviços de trem de força que favorecerão o cumprimento das metas de redução de emissões e descarbonização em rebocadores e operações offshore. Juntamente com sua revendedora Sotreq, a Caterpillar supervisionará a implementação de retrofits e upgrades para reduzir o impacto ambiental da frota existente da Wilson Sons, além de serviços tecnológicos voltados para o monitoramento de emissões e uso de combustíveis com baixo teor de carbono ou livres de carbono.
“Melhorar a sustentabilidade nas operações marítimas exige não apenas a construção de navios novos e mais eficientes que utilizem combustíveis com baixo teor de carbono, mas também um entendimento sobre como podemos reduzir o impacto das frotas existentes. A parceria com a Wilson Sons nos permite encontrar soluções para esses dois desafios a partir da perspectiva de uma grande operadora”, comenta Brad Johnson, vice-presidente e gerente-geral da Caterpillar Marine.
Para Adalberto Souza, diretor-executivo dos estaleiros da Wilson Sons, o MOU é um passo importante para aumentar ainda mais a eficiência e a sustentabilidade das operações portuárias.
“Temos um projeto de construção de seis novos rebocadores, dos quais dois já foram entregues. Esses rebocadores já incorporam novas tecnologias, entre as quais o TIER III, que é um padrão para emissão de gases. Ressalto que o design inovador dos rebocadores permite uma redução estimada de até 14% nas emissões de gases de efeito estufa em função de uma hidrodinâmica mais eficiente por meio das duplas quilhas (twin fin), que melhoram a navegação e aumentam a capacidade de arrasto durante as manobras. Nos próximos anos vislumbramos projetos com novos rebocadores com redução nas suas emissões, usando baterias ou combustível alternativo, como biodiesel, metanol e etanol”.
Fonte: Portos e Navios