O chefe de Estado da Alemanha, que ocupa um papel amplamente cerimonial, pediu “paz justa” na Ucrânia em seu discurso de Natal à nação divulgado no domingo (25).
O presidente Frank-Walter Steinmeier, disse em um discurso pré-gravado na televisão para os alemães, que iria ao ar na noite de domingo, informando sobre a paz “ainda não estava ao alcance”.
“Deve ser uma paz justa que não recompense a apropriação de terras e que não exponha o povo da Ucrânia ao despotismo e à violência das forças de ocupação.”
Steinmeier, ex-ministro das Relações Exteriores da Alemanha, acrescentou que “até que haja paz, é um imperativo humanitário apoiarmos aqueles que estão sendo atacados e oprimidos”.
O presidente da Germany também disse aos alemães “não entramos em pânico e não nos deixamos dividir”.
Steinmeier prometeu mais apoio à Ucrânia, especialmente na área de defesa aérea, durante uma visita surpresa a Kiev em outubro, a primeira desde que a Rússia invadiu o país em 24 de fevereiro.
Ele havia planejado originalmente visitar a Ucrânia em abril, mas Kiev se recusou a recebê-lo em meio à inquietação sobre seu apoio anterior a uma reaproximação do Ocidente com a Rússia.
Kiev e Berlim mais tarde resolveram seu desacordo.
Fonte: Reuters