O pódio, nos Estados Unidos, é verde e amarelo. Deu Brasil no 1º e no 3º lugar da mais importante competição de robótica do mundo, o World Festival. O evento, realizado em Houston de 18 a 21 de abril, reuniu 108 equipes de estudantes de 9 a 16 anos de diversos países. A equipe Red Rabbit, formada por alunos do SESI de Americana (SP), conquistou o título de grande campeã.
A disputa, no estado do Texas, é considerada a Copa do Mundo da robótica. A premiação foi realizada no último sábado (21).
O SESI ainda levou outros dois prêmios na disputa. A equipe Big Bang, do SESI de Birigui (SP), ficou em primeiro lugar na apresentação do projeto de pesquisa. Já a equipe Thunderbóticos, do SESI de Rio Claro (SP), conquistou o segundo lugar em programação do robô. Com isso, todas as quatro equipes do SESI que representaram o Brasil foram premiadas no torneio.
AS TAREFAS – Em cada torneio, os estudantes precisam realizar quatro tarefas. Uma delas é o Desafio do Robô, quando os estudantes colocam os robôs de Lego para cumprir determinadas missões. Para realizar as tarefas, o robô pode capturar, transportar, ativar ou entregar objetos na mesa de competição. Tudo de forma lúdica, simulando situações reais.
Na temporada atual, por exemplo, com o tema água, os robôs tiveram de fazer coisas como remover um cano quebrado, virar tampas de bueiro e mover bombas de água. As equipes têm direito a três rounds, de 2 minutos e 30 segundos cada, para execução.
ROBÓTICA EM SALA DE AULA – O SESI adota a robótica educacional em sala de aula desde 2006. Atualmente, todas as 459 escolas do SESI que atuam com ensino fundamental e médio do país ofertam a robótica. São quase 190 mil alunos.