Para comemorar o meio século de fundação, a ABAC – Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem – promove um seminário, no próximo dia 16 de março, no Hotel Hilton de Copacabana, em parceria com o jornal Valor Econômico. A abertura do seminário, às 15h, será realizada pelo Ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França.
Sob o tema “O crescimento da economia e a importância da cabotagem na matriz de transporte brasileira: perspectivas e desafios”, a ideia é atualizar o setor mostrando o cenário atual, a importância da cabotagem e seu potencial. Nos painéis, personagens destaques do segmento, como Wilson Lima Filho, Diretor da Antaq, Fabrizio Pierdomênico, recém nomeado Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, um representante do setor empresarial e usuário do modal, Marcelo Lima, Gerente de Logística da Baterias Moura, e Maria Fernanda Hijjar, Sócia-Executiva da ILOS, que falará sobre um estudo feito sobre a modal. O debate terá a mediação do jornalista Pedro Dória, colunista do O Globo e CBN.
Fundada em 1973, no Rio de Janeiro, com o objetivo de congregar os armadores brasileiros e defender seus interesses e da economia nacional, a ABAC hoje é a referência em cabotagem no país. Atualmente presidida por Mark Piotr Juzwiak (executivo da Aliança Navegação e Logística Ltda), a ABAC é fundamental para o fortalecimento da atividade de cabotagem no país.