O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) foi selecionado como um dos cases de sucesso da Esri User Conference, desenvolvedor do sistema ArcGis, um conjunto de softwares baseados em nuvem para criação e compartilhamento de mapas interativos e dados. O órgão apresentará como é utilizada a tecnologia no monitoramento do Meio Ambiente no Amazonas, em um evento que será realizado em julho deste ano, na cidade de San Diego, no estado da Califórnia (EUA).
No Instituto, o sistema já é utilizado há 22 anos, e para o diretor-presidente, Juliano Valente, a tecnologia é um avanço histórico no combate aos ilícitos ambientais.
“O Ipaam tem investido em tecnologia para melhor auxiliar o trabalho dos fiscais, não só em campo como também no dia a dia do órgão. A meta é dar celeridade e eficiência aos processos e também melhorar o tempo de resposta às denúncias que chegam até nós”, ressaltou Valente.
O encontro, que é realizado anualmente, reúne projetos de vários segmentos e de diversos países que utilizam a plataforma ArcGis da empresa. Dentre os projetos inscritos para a área ambiental, o Ipaam foi selecionado para participar do evento e vai explanar, em nível mundial, o trabalho realizado pelo com a ajuda da plataforma.
Para o cientista de dados Geoespaciais do Ipaam, Daniel Soares, a seleção é uma grande oportunidade para mostrar ao mundo o que o órgão ambiental está fazendo para combater os ilícitos ambientais no Amazonas.
“É importante frisar que a aprovação, dentre tantos outros projetos no mundo inteiro, é uma confirmação que o trabalho desenvolvido pelo órgão tem sido efetivo e com foco em resultados. É uma oportunidade de apresentar como o Ipaam evoluiu com o uso da plataforma ArcGIS e como a utilizamos para monitorar e preparar ações de campo, além de mostrarmos ao mundo que o governo do Amazonas tem agido de forma intensiva no combate ao desmatamento e às queimadas no estado”, declarou Soares.
Esri User Conference
O evento apresenta os últimos avanços da tecnologia de Sistema de Informações Geográficas (SIG), explora o futuro dos recursos GIS e as formas inovadoras utilizadas na criação de um mundo mais sustentável e resiliente.
O evento reúne exposições, ShowCase, treinamento especializado para os participantes, Networking com patrocinadores e expositores e espaço para adquirir produtos e serviços.
Fonte: Agência Amazonas