O setor de motocicletas mantém o seu ritmo de crescimento. Dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, mostram que foram fabricadas 397.070 motocicletas no primeiro trimestre, alta de 21,4% na comparação com o mesmo período do ano passado (327.139 unidades). De acordo com levantamento da associação, esse foi o melhor resultado para os três primeiros meses do ano desde 2014 (412.173 motocicletas).
Em março, as fabricantes instaladas no PIM (Polo Industrial de Manaus) produziram 152.450 unidades. O volume é 11,8% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado (136.350 motocicletas) e 25,3% maior em relação a fevereiro (121.703 unidades).
Ainda segundo a Abraciclo, esse foi o melhor resultado para o mês desde 2012 (179.451 motocicletas) e o melhor desempenho em meses consecutivos desde novembro de 2013 (156.044 unidades).
Segundo avaliação do novo presidente da Abraciclo, Marcos Antonio Bento, a indústria deve seguir a tendência de alta nos próximos meses e, com isso, equilibrar a oferta e a demanda.
“Depois de três anos as fabricantes estão conseguindo operar normalmente, sem interrupções nas linhas de produção. Estamos, gradativamente, reduzindo a fila de espera dos modelos de baixa cilindrada e dos scooters”, destaca.
A estimativa da Abraciclo é fechar o ano com 1.550.000 unidades produzidas, o que corresponde a um crescimento de 9,7% na comparação com o ano passado (1.413.222 motocicletas).
Vendas no varejo
No 1º trimestre os emplacamentos totalizaram 357.209 unidades, aumento de 30% em relação ao mesmo período do ano passado (274.673 motocicletas). De acordo com levantamento da Abraciclo, as vendas no varejo alcançaram o melhor resultado em onze anos. Em 2012, foram licenciadas 442.512 unidades.
Na análise isolada de março, foram licenciadas 146.035 motocicletas. Na comparação com o mesmo mês de 2022, houve aumento de 32,7% (110.040 unidades) e, em relação a fevereiro, a alta foi de 45,1% (100.613 motocicletas). Esse foi também o melhor resultado para o mês desde 2012 (165.677 unidades).
Com 23 dias úteis, março registrou média diária de 6.349 unidades negociadas no varejo. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, que teve um dia útil a menos, a alta foi de 26,9% (5.002 motocicletas/dia). Já em relação a fevereiro, com 18 dias úteis, o crescimento foi de 13,6% (5.590 unidades/dia).
A categoria Street liderou o ranking de emplacamentos em março. No total, foram licenciadas 73.358 motocicletas, o que corresponde a 51,6% de participação do mercado. Em segundo lugar, ficou a Trail (27.300 unidades e 18,7% do mercado), seguida pela Motoneta (20.432 motocicletas e 14,0%).
Segundo levantamento da Abraciclo, em março, foram licenciadas 118.839 motocicletas de baixa cilindrada, o que corresponde a 81,4% do mercado. Os modelos de média cilindrada tiveram 22.531 unidades emplacadas (15,4% do mercado), enquanto as motocicletas de alta cilindrada registraram 4.665 emplacamentos (3,2%).
Para este ano, a projeção da associação é que sejam licenciadas 1.490.000 motocicletas, alta de 9,4% em relação a 2022 (1.361.941 unidades).
Mercado por região
Em termos porcentuais, a região Norte foi a que registrou o maior crescimento no primeiro trimestre. Foram emplacadas 45.736 motocicletas, volume 50,2% maior que o registrado no mesmo período do ano passado (30.444 unidades).
Já em números absolutos, a liderança é do Sudeste (137.923 motocicletas licenciadas e 38,6% total do mercado). Em segundo lugar, ficou a região Nordeste (105.667 unidades e 29,6% do mercado), seguida pelo Norte (45.736 motocicletas e 12,8%), Centro-Oeste (34.728 unidades e 9,7%) e Sul (33.155 motocicletas e 9,3%).
As posições foram mantidas no ranking mensal: Sudeste (56.489 unidades licenciadas e 38,7% de participação no mercado), Nordeste (43.843 motocicletas e 30,0% de participação), Norte (18.515 unidades e 12,7%), Centro-Oeste (13.702 motocicletas e 9,4%) e Sul (13.486 unidades e 9,2%).
Fonte: SD&Press Comunicação