Feira das Profissões do Centec aponta o primeiro passo para um futuro melhor

As peculiaridades de cada profissão serão apresentadas mediante a exposição de trabalhos específicos

Com foco no fomento à qualificação profissional, empreendedorismo e geração de oportunidades no mercado de trabalho, acontece, no próximo dia 27 de abril, a edição 2023 da Feira das Profissões do Centec (Centro de Ensino Técnico). O evento, que traz como tema “o primeiro passo para um futuro melhor”, seguirá das 8h30 às 21h, no 1º andar do prédio 3 da instituição, localizado na esquina da avenida Djalma Batista com a avenida Pará, bairro São Geraldo, na zona Centro-Sul de Manaus (AM).

Conforme a professora Viviane Melo, este ano a Feira das Profissões terá a participação de finalistas de turmas nos três eixos trabalhados pelo Centec: saúde, indústria e gestão e negócios.

“Os alunos estão muito motivados, preparando a apresentação de diversos trabalhos em suas áreas de atuação, especialmente no que diz respeito à entrada e permanência no mercado de trabalho”, adianta a coordenadora do eixo de gestão.

É importante destacar que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e que as oportunidades, sobretudo para os jovens, dependem de uma boa formação profissional, daí a importância de eventos como a Feira das Profissões, onde o público pode interagir com alunos e professores, tirando dúvidas sobre as especificidades de cada área, o que já é ‘o primeiro passo para um futuro melhor’, tema da feira.

“Um dos nossos objetivos é reforçar o elo entre o profissional técnico e a comunidade. Afinal, a sua atividade tem impacto direto sobre ela”, comenta o professor Joaquim Rodrigues, coordenador do eixo de saúde. O docente destaca que, nesse contexto, “a Feira das Profissões aproxima o público externo do profissional técnico, uma vez que ele tem acesso a todos os mecanismos que envolvem o seu trabalho. Ao mesmo tempo, é um motivador para o estudante e futuro profissional, especialmente os que estão iniciando”.

Já a coordenadora do eixo de indústria, professora D’ângela Lopes, acrescenta que esse é um momento para também esclarecer a sociedade sobre como, de fato, funcionam algumas áreas, visto que muitos ainda ignoram as verdadeiras funções de certos técnicos.

“Temos histórias, por exemplo, de alunos de segurança do trabalho que já foram questionados se iriam trabalhar na portaria de alguma fábrica, e outros da área de refrigeração e climatização que ouviram pessoas dizerem que eles estudam para lavar ar condicionado. Isso demonstra o quanto ainda é preciso educar o público sobre o ensino técnico e a profissão de técnico”, afirma.

Por este e outros motivos ela diz que a meta na Feira das Profissões é apresentar o real potencial de cada área, seja numa fábrica, num canteiro de obras ou no desenvolvimento de projetos. Como geração de energia solar ou em tecnologia da informação.

Exposições e serviços

As peculiaridades de cada profissão serão apresentadas mediante a exposição de trabalhos específicos, que vêm sendo elaborados com muito esmero pelos alunos finalistas, mas também através da realização de serviços diversos que os futuros profissionais irão desempenhar ao longo de suas carreiras.

Um dos destaques que podemos adiantar é o projeto ‘Decotresh’, que faz o reaproveitamento de materiais que iriam para o lixo e os transforma em objetos de decoração. O trabalho está sendo desenvolvido por alunos do curso técnico em administração, relativo ao módulo de gestão em projetos e tem como base a sustentabilidade.

“Tem sido um grande desafio, sobretudo pelo tempo que tivemos para planejar e desenvolver o trabalho, mas acreditamos que o resultado será compensatório, visto que em nossa área precisamos saber lidar com desafios e adversidades”, comenta a estudante Rafaela Galvão, integrante da equipe.

Outro trabalho que merece destaque é o de saúde da criança, que está sendo desenvolvido pelos alunos de enfermagem. Além de peças teatrais com histórias e músicas sobre alimentação saudável, eles também pretendem falar sobre qualidade de vida mediante o desenvolvimento de jogos criativos.

E quem espera ver os futuros profissionais ‘botando a mão na massa’ poderá conferir de perto o desempenho dos estudantes dos cursos de análises clínicas na testagem sanguínea e exames preventivos, ou os de radiologia explicando a diferença entre radiação e radioatividade, assim como participar de limpeza facial com os alunos de estética e massagem relaxante com os de massoterapia.

Fonte: Repercussão Comunicação

Publicidade

Últimas Notícias

Revista PIM Amazônia

Rolar para cima