O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin, indicou o secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria, Rodrigo Rollemberg, para presidir o Conselho Administrativo do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA).
A escolha foi comunicada pelo ministro em ofício assinado no dia 26 de maio, e enviado ao presidente da Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (Fuea), Elias Moraes de Araújo.
Com a indicação, Rollemberg vai representar o ministério no conselho instituído para administrar o CBA, que deixará de ser vinculado à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), e passará a ser gerido pela Fuea, organização social qualificada em decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 3/5/23.
A conclusão dessa transição depende de assinatura de contrato de gestão entre o Mdic e a Fuea, que ocorrerá em breve.
A mudança em curso dará ao CBA mais autonomia para captar recursos públicos e privados, o que permitirá a ampliação das atividades de pesquisa, o desenvolvimento de produtos e de negócios com recursos naturais da Amazônia.
As parcerias têm o objetivo de garantir o fornecimento de matéria-prima a preços competitivos para assegurar a sustentabilidade, tanto dos negócios gerados a partir da biodiversidade amazônica, quanto das comunidades diretamente envolvidas.
Rodrigo Rollemberg
Rodrigo Rollemberg foi governador do Distrito Federal de 2015 a 2018. Formado em História pela Universidade de Brasília, cumpriu dois mandatos de deputado distrital, um de deputado federal e um de senador. Também ocupou o cargo de secretário de turismo, lazer e juventude do Distrito Federal, de 1996 a 1998, e de secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia ( 2004 a 2006). No Senado Federal foi líder da bancada do PSB e presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle.
Novo CBA vai transformar biodiversidade amazônica em produtos, empregos e investimentos, diz Alckmin
Decreto dinamiza atuação do CBA e impulsiona bionegócios na Amazônia
Decreto que qualifica nova gestora do CBA sai nos próximos dias, diz Alckmin
Fonte: Mdic