Um sucesso acima das expectativas. Foi essa a opinião dos expositores e representantes comerciais ouvidos pela Portos e Navios ouvidos no encerramento da primeira Navalshore Amazônia, na sexta-feira (26). Expositores e visitantes celebraram as oportunidades de novos negócios e contatos.
Durante os três dias do evento, 3.480 visitantes e expositores circularam pelo centro de convenções da Amazônia Vasco Vasques.
O consultor de vendas da Scania, João Mendonça, surpreendeu-se com o retorno proporcionado pelo evento. “A feira superou minhas expectativas. E muito. É uma feira de negócios, totalmente focada. Está atingindo mais os objetivos dos expositores. Estamos muito satisfeitos com esse resultado”, comemorou.
Para ele, o evento foi fundamental para a criação de novos contatos e redes de cooperação, destacabdi qye o contato olho no olho é o primeiro passo para o fechamento de um bom negócio. “Se você não botar a cara para bater, pode fechar seu negócio”, afirmou.
O gerente geral de vendas da Noroeste Máquinas e Equipamentos, Diogo Xavier, lembrou que a existência de uma feira dentro da região Amazônica é uma oportunidade para abordar e resolver demandas do setor local. “Nem sempre a navegação existente oferece as soluções que precisamos, seja do ribeirinho, seja do empresariado local. Por isso a troca de experiência em um evento como esse é fundamental”, disse.
Kaio Aurich, supervisor comercial da Odin Motores – Volvo Penta também teve suas expectativas superadas na primeira edição da Navalshore Amazônia. “Participamos todo ano da Navalshore no Rio de Janeiro e conhecemos sua estrutura. Trazer essa visibilidade para Manaus é valorizar a região Norte, que é tão importante para a economia do nosso país”, ressaltou.
Atuante na região amazônica, o gerente geral da Noroeste Máquinas e Equipamentos, Diogo Xavier, destacou a importância de a Navalshore ser realizada pela primeira vez no Amazonas. A empresa celebra o sucesso do evento.
“Independente do momento econômico, esse evento é de extrema importância. Para o nosso segmento, é fundamental porque torna a nossa marca presente para o nosso público”, ressaltou Xavier.
Atuando em diversos setores, especialmente motores e soluções em energia solar, a Noroeste aproveitou a exposição para aprofundar contatos dos seus projetos, voltados para as necessidades da região. “O segmento naval aqui na região é muito forte. Nossas rodovias são nossos rios. O Amazonas possui sim uma pujança no setor naval e precisa ser mais conhecido por isso”, opinou.
O gerente regional de vendas da AkzoNobel, Hudson Martins, elogiou a organização e a participação de grandes marcas do setor naval, que estiveram presentes nos três dias do evento. “Os grandes players do mercado estão aqui”, comemorou.
Dentre as principais atrações da AkzoNobel para a região Amazônica, estão produtos sustentáveis de alta tecnologia para pinturas marítimas como: Intertuf 262 (primer epóxi), Interzone 954 (epóxi modificado), Interseal 670 (primer epóxi com dupla função), Interthane 990 (acabamento poliuretano acrílico de alto desempenho), Interlac 665 (acabamento esmalte sintético), Interline 850 (epóxi fenólico), Intergard 740 (primer dupla função) e Interprime 198 (primer alquídico monocomponente de secagem rápida).
No balanço geral, a AkzoNobel conseguiu fechar negócios e fazer a prospecção de vários parcerios para projetos futuros. Hudson pediu que novas edições sejam feitas, de preferência anualmente. “Nós tivemos um grande negócio fechado. Eu acredito que da próxima vez seja possível ampliar o espaço para trazer mais parceiros para esse espaço”, afirmou.
A TMSA levou ao Amazonas produtos voltados para o setor de terminais. “Gostamos dessa primeira edição e temos intenções de voltar, talvez com um stand maior”, afirma Fábio Crispim Oliveira, representante da TMSA. Ele pediu maior participação de empresas locais nas próximas edições. “Se a feira conseguir trazer novos parceiros da região, pode fortalecer nossa presença também”, sugere.
Dedicada à indústria naval fluvial, a feira reuniu fabricantes de motores, equipamentos de comunicação e estaleiros. A feira e a conferência são um desdobramento da tradicional Navalshore, realizada desde 2004 no Rio de Janeiro e que acontecerá em agosto deste ano na capital fluminense. Em Manaus, o evento contou com 55 estandes, representando mais de 200 marcas nacionais e internacionais.
A Navalshore Amazônia é realizada pela Navalshore Organização de Eventos e tem como a Portos e Navios como mídia e provedora de conteúdo para a conferência.
Nesta edição, contou com os patrocínios Master da Super Terminais; Diamante do Governo do Amazonas, International – AkzoNobel, Thortech, Luanjo e Reintjes; e Platina da Anamet Brasil e da Esab.
Fonte: Portos e Navios