Entre os 3.400 produtos investigados pela Pesquisa Industrial Anual – Produto (PIA Produto) do IBGE, os quatro principais produtos (óleo diesel, carnes de bovinos frescas ou refrigeradas, álcool etílico não desnaturado para fins carburantes e óleos brutos de petróleo) geraram 9,5% da receita das vendas industriais em 2016, que foi de R$ 2,17 trilhões.
Em 2016, entre os 100 produtos com as maiores receitas, os três que mais ganharam participação no total das vendas industriais em relação a 2015 foram: desodorantes corporais e antiperspirantes, serviços de produção de partes e peças para aeronaves e veículos para o transporte de mercadorias com motor a gasolina e/ou álcool, de capacidade máxima de carga não superior a 5 t. Os três produtos que mais perderam participação foram massa de concreto para construção, minérios de ferro e computadores pessoais portáteis (laptops, tablets e semelhantes).
O óleo diesel, principal produto industrial do país, também liderou na região Nordeste. No Norte, minérios de ferro foi o produto mais vendido. Já no Sudeste, a primeira posição ficou com óleos brutos de petróleo. No Centro-Oeste, carnes de bovinos frescas ou refrigeradas ficou em primeiro lugar nas vendas. Por fim, no Sul, carnes e miudezas de aves congeladas liderou. A PIA Produto 2016 traz informações sobre as vendas de cerca de 33 mil empresas industriais com 30 ou mais pessoas ocupadas e suas cerca de 40 mil unidades locais.
Por região, observa-se no Norte e no Centro-Oeste uma maior concentração nos principais produtos industriais em relação às demais regiões. No Norte, os três produtos com maior participação nas vendas foram minérios de ferro (11,8%), telefones celulares (6,4%) e televisores (5,8%), que concentraram 24,0% do total das vendas industriais da região. No Centro-Oeste, os destaques foram carnes de bovinos frescas ou refrigeradas (12,1%), álcool etílico não desnaturado para fins carburantes (9,5%) e tortas, bagaços, farelos e outros resíduos da extração do óleo de soja (9,1%), que totalizaram 30,7% das vendas.