Drinques e cervejas que dão o aroma e o sabor da floresta atraem cada vez mais turistas ao Amazonas. Os ingredientes únicos da região amazônica são usados por especialistas na construção das cartas de bebidas de bares e restaurantes. A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) destaca iniciativas que fomentam o cenário local dos coquetéis amazônicos.
Com a alta procura, as bebidas regionais vêm ganhando novos espaços nos bares e restaurantes do Amazonas, seja ao incluir drinques com frutas e sabores regionais, oferecer rótulos de cervejas aos clientes para harmonizar com os pratos ou para amenizar o calor. Confira a rota turística preparada pela Amazonastur para os turistas que desejam desfrutar dos drinques amazônicos.
De acordo com André Bueno de Matos, que atua há 13 anos no mercado, a mixologia é o estudo de combinação de sabores, texturas e aromas. Para o especialista, o trabalho valoriza a cultura local e pode ser uma rota turística interessante de coquetéis autorais.
“A mixologia na questão turística é muito mais que entregar sabor, é entregar uma cultura local, ingredientes regionais e únicos, é como se contasse uma história através dos sabores”, destacou o mixologista.
Por meio da mistura com ingredientes locais, bebidas com cachaça branca, cachaça com jambu, espuma de gengibre e cupuaçu começam a surgir as bebidas autorais, segundo Matos.
Outros drinques ampliam a experiência turística e cultural. De autoria de Matos, bebidas com formiga e beiju – alimentos indígenas – transportam o turista para a experiência nas comunidades dos povos originários.
Cervejas e destilados
Da criatividade e também da matéria prima amazonense, nasceu Eurydice Gin, a primeira destilaria de Manaus licenciada pelo Ministério da Agricultura, segundo o proprietário da marca, Daniel Cruz. Fundada, em 2020, a empresa resgata as especiarias amazônicas em sua receita, que além disso, tem o processo 100% sustentável.
Para Daniel, a experiência gastronômica do turista deve ser completa, não apenas nos alimentos, mas também nas bebidas, o que define como “fechar o ciclo da experiência”. O empreendedor também destaca que para isso todos os insumos são locais.
“Produzimos aqui no Amazonas. Nós substituímos insumos importados por insumos locais em nossas formulações. Nosso gin tem 85% dos custos de produção locais. E, no processo, utilizamos o tipo de álcool que é produzido no Amazonas para suprir as indústrias do Polo Industrial da Zona Franca de Manaus. Outro exemplo é o xarope de guaraná que também usamos da produção agrícola local”, informou Daniel.
A cervejaria artesanal Sarapó é outra opção para quem está interessado em conhecer as bebidas amazônicas. Com nome inspirado em um peixe, a empresa familiar dispõe de sete rótulos de cerveja e está localizada em dos principais cartões-postais amazonense – o município de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus).
No site https://www.cervejariasarapo.com/onde-encontrar e nas redes sociais @cervejariasarapoo, os turistas podem encontrar a lista de empreendimentos que comercializam a bebida. Já para os interessados no gin, além de encontrar o produto em restaurantes da cidade, o perfil nas redes sociais @eurydice_gin apresenta outras informações sobre os lugares disponíveis.
Como conhecer o Amazonas
As agências turísticas cadastradas para realizarem visitas ao destino Amazonas podem ser consultadas no site https://cadastur.turismo.gov.br/ ou podem ser buscadas no chatbot Amazonas to Go, disponível 24h, todos os dias, pelo QR Code https://qrfacil.me/Qqdds6kr ou, ainda, em cartazes espalhados nos principais atrativos turísticos do Amazonas.
O Amazonas to go é uma iniciativa do Governo do Amazonas, que auxilia o turista a conhecer os atrativos turísticos, hospedagens, telefones úteis e muito mais.
Conheça outros drinques
Caxiri
Dica: Caipirinha Amazônica com cachaça de jambu e puxuri e frozen de camu-camu.
Endereço: Rua 10 de Julho, 495 – Centro
Contato: (92) 98405-4769/ @caxiri_amazonia
Fitz Carraldo
Dica: Murupi e melancia – uma mistura de tequila, xarope de cumaru, limão, melancia e pimenta murupi; Caipirinha de Jambu – cachaça de jambu, folhas de jambu e limão; além do Gin de Cupuaçu – gin, limão siciliano, cupuaçu, cumaru e água com gás.
Endereço: Rua 10 de julho, Hotel Villa Amazônia – Centro
Contato: (92) 98643-1122/ @fitzcarraldobistro
Flor do Luar
Dicas: Mojito de maxixe e mangarataia
Endereço: Av. Pres. Getúlio Vargas, 129, Novo Airão
Contato: (92) 99418-0865/ @flutuanteflordoluar
Tambagrill
Dica: A mistura de sabor perfeita entre canela e cupuaçu.
Endereço: Avenida Ephigênio Salles, nº 2600
Contato: (92) 3343-3343/ @tambagrill
Fonte: Agência Amazonas