Por Laura Freitas
A redução de custos trabalhistas na era da Indústria 4.0 por meio de práticas jurídicas eficientes foi o tema geral do Circuito PIM Amazônia ocorrido na última quinta-feira, no Distrito Industrial. Membro da Associação dos Advogados Trabalhistas do Amazonas, André Almeida esclareceu pontos específicos das relações de trabalho e mostrou ferramentas para auxiliar o gestor de recursos humanos, tais como: tipos de contrato de trabalho, relacionamento com os sindicatos e a utilização da jurimetria. Este último foi um conceito novo, inclusive para a maioria dos presentes no evento, que se mostraram interessados na ferramenta jurídica que analisa dados e propõe resoluções a partir dos resultados.
A relação entre as empresas e os sindicatos também foi comentada no encontro. Almeida falou sobre os deveres e direitos que cada um possui, o conflito de ações que por vezes é apresentado entre eles, mas que na sua opinião, não deveria existir. “Nós precisamos entender que é possível que ambos coexistam harmonicamente, quando cada um desempenha sua função da maneira correta, sem abusos”, diz Almeida.
O gerente de Recursos Humanos da Electrolux, Ricardo Coelho, destacou por sua vez, que o conceito de jurimetria foi a grande novidade da palestra. “Interessante saber de um programa que facilita e trabalha um processamento de dados que de outra forma, levaria muito mais tempo”, declara. Ele, que diz que já estuda outros projetos para alavancar a produtividade na sua empresa, ressalta que ficou encantado com esta possibilidade jurídica.
Para Denise de Oliveira, presente na palestra e responsável pela gestão de RH da Lite ON, todas as alternativas lançadas para reduzir custos e evitar transtornos judiciais são bem vindas. Na sua empresa de atuação, comenta que já se trabalha a política de revezamento de postos, por exemplo, com o objetivo de evitar patologias advindas de movimentos repetitivos na produção. \”Este foi um dos meios encontrados por nós para que se diminuísse o índice de doenças ocupacionais, que era muito comum entre nossos colaboradores\”, enfatiza.
Em relação a questão de saúde, a fim de evitar doenças ocupacionais, as sugestões abordadas neste quesito pela palestrante foram as que mais chamaram a atenção de Missilene Cordeiro, diretora administrativa da Provisa. “Conversar sobre saúde ocupacional, visando programas preventivos para melhor atuar quanto ao desempenho do colaborador pra mim foi o grande diferencial da palestra”, conclui.
Esta edição do Circuito PIM Amazônia contou com o patrocínio da Editora Balponte e o apoio da Almeida, Barreto & Bonates Advogados, e da Associação Brasileira de Recursos Humanos – seccional Amazonas. O evento contou com a participação de empresas do Polo Industrial de Manaus como a Transire, Cal-comp, Electrolux, Elsys, GBR, Intelbras, Flextronics, Salcomp, Orient, Videolar, Yamaha dentre outras.
Para cadastrar sua empresa e participar do Circuito PIM AMAZÔNIA, envie um e-mail para [email protected]. Mais informações na Editora Balonte pelos telefones: (92) 3622-4960 e (92) 98182-0518.
Abaixo, confira a galeria de fotos do evento: