Da Redação
A segunda edição da ExpoAmazônia BIO & TIC será realizada entre os dias 28 e 30 de novembro, no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus (AM), e vai apresentar, nos três dias de evento, mais de 120 palestras, reunindo 85 startups e 32 estandes. Um dos destaques da programação é o “Demoday” do Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), ou “Dia de Demonstração do PPBio”.
O Programa foi idealizado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e é coordenado pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), com o intuito de captar recursos de investimentos obrigatórios em P&D (Lei de Informática) para geração de novos produtos, serviços e negócios para a bioeconomia amazônica.
Durante o Demoday serão apresentadas dez startups que estão sob o incentivo do PPBio com soluções inovadoras para a sustentabilidade das cadeias de valor da Amazônia. Além disso, durante todo o evento, haverá uma diversidade de empreendimentos – negócios que englobam produtos e processos inovadores, desde proteínas veganas derivadas do tucumã e açaí, passando por um tipo de “couro sustentável”, feito a partir do resíduo de pirarucu, até produtos como vinagre de cupuaçu, prensas artesanais para extração de óleo de pracaxi, cosméticos naturais e mesmo abacaxis aprimorados para exportação, com vida útil prolongada e embalagens revestidas comestíveis.
Haverá ainda destaque para a coquetelaria da floresta e cervejas artesanais elaboradas a partir de frutas e resíduos da Amazônia.
Dez startups –O Demoday reunirá startups nativas da Amazônia que conseguiram transpor os obstáculos entre os territórios produtores de itens da sociobiodiversidade e o mercado consumidor, oferecendo respostas para o fortalecimento da bioeconomia.
“Estamos trabalhando para que este momento seja um marco do sucesso do PPBio, que tem uma vitrine de projetos para investimento em diferentes períodos de amadurecimento e que oferecem aos potenciais investidores e parceiros a oportunidade começar a fomentar a nova economia na Amazônia”, afirma o gerente do Idesam/PPBio, Paulo Simonetti.
O investimento feito via PPBio não tem risco de glosa, ou seja, os recursos aplicados sempre apresentam resultados. “Isso demonstra a transparência e a eficiência do programa tanto para os participantes como para todos os atores envolvidos e mais: isso proporciona visibilidade prática de uma bioeconomia que já vem operando em uma pequena escala”, completa.
O Demoday PPBio tem ainda a missão de ajudar a estimular conexões que favoreçam o fortalecimento do ecossistema de bioeconomia na Amazônia.
O evento será realizado no estande do Idesam, responsável pela coordenação do PPBio, política pública da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) voltada para o investimento de recursos das empresas do Polo Industrial em Bioeconomia e Inovação.
Sobre o evento – A ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 é uma realização da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), Governo do Amazonas – por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti-AM) -, Prefeitura de Manaus – por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA).
Além de discutir, integrar, consolidar e alavancar os polos de Bioeconomia e de Tecnologia da Informação e Comunicação da região como dois vetores econômicos viáveis e sustentáveis para a manutenção da floresta amazônica e para o desenvolvimento socioeconômico dos povos da Amazônia, a feira visa fortalecer os ecossistemas de Bio&TIC e integrá-los constantemente com os atores dos ecossistemas nacionais e internacionais de inovação.