Representantes do governo conhecem boas práticas industriais em redução de gases de efeito estufa

Vinte e quatro representantes de governo e do setor industrial estiveram nas empresas LafargeHolcim Brasil, fabricante de cimento, e Sigma, que fabrica blocos de concreto, na Grande Belo Horizonte (MG). A iniciativa Conhecendo a Indústria, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) nos dias 16 e 17 de agosto, teve o objetivo de mostrar a rotina e os processos ambientalmente sustentáveis desses segmentos industriais.

 

O tema dessa edição do projeto foi Mudança Climática. De acordo com o gerente-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Davi Bomtempo, um dos principais desafios das indústrias para o avanço da economia de baixo carbono é o reaproveitamento de resíduos para a geração de energia. “Temos alguns entraves que impedem que esse tipo de processo seja plenamente viável e competitivo”, afirmou.

Os visitantes conheceram desde o processo de mineração, produção de cimento e de blocos de concreto a preparação de resíduos para aplicação como combustível alternativo na geração de energia. A Resolução 264/99 do Conselho Nacional de Meio Ambiente, que define procedimentos, critérios e aspectos técnicos para o coprocessamento de resíduos em fornos rotativos de clínquer para a fabricação de cimento, esteve entre os temas prioritários do encontro.

 

\”Isso impulsionará novos negócios a partir da utilização do Combustível Derivado de Resíduos (CDR), que podem resultar na redução de emissões de Gases de Efeito Estufa\”, comentou o gerente de Relações Institucionais da ABCP, Mário William Esper. O diretor industrial da LafargeHolcim Brasil, Adrianno Arantes, ressaltou a importância do compartilhamento dos conhecimentos sobre o tema de sustentabilidade da indústria de cimento não só para atender aos compromissos internacionais assumidos pela operação no Brasil, mas também para estarmos em linha com as boas práticas do setor. \”Está é uma boa oportunidade para aproximar a indústria e o governo em prol do Desenvolvimento Sustentável.\”

 

*Informações Agência CNI de Notícias

Publicidade

Últimas Notícias

Revista PIM Amazônia

Rolar para cima