Da Redação, com informações da Agência Pará
No total, 50 totens de segurança pública serão distribuídos na capital paraense, Belém, e nas cidades de Ananindeua, Altamira, Marabá e Santarém. A iniciativa integra o projeto “Cidades Inteligentes”, e é voltada para o fortalecimento da parceria com os municípios, potencializando as ações preventivas de segurança pública, com o uso intensivo de tecnologia, incluindo recursos de videomonitoramento e inteligência artificial. A entrega oficial foi feita na quarta-feira, 21, pelo Governo do Pará, na Praça Princesa Isabel, ponto de embarque para um dos destinos turísticos famosos de Belém, a ilha do Combú.
“A tecnologia é fundamental para que nós possamos ter eficácia e capacidade de enfrentar a criminalidade e, claro, aproximar os órgãos de segurança e as estratégias de segurança da população. Estes totens têm o poder oportunizar, através de câmeras de monitoramento, para que possamos garantir segurança neste território, mas também com inteligência artificial, fazer leitura facial e identificar um eventual delinquente que possa estar passando e que possa gerar a informação para capturá-lo, da mesma forma, também, com as placas dos veículos”, destacou o governador do Pará, Helder Barbalho.
Os totens estão conectados ao serviço 190, facilitando e tornando mais ágil o atendimento às ocorrências. “Alguém que esteja passando pode teclar o botão e falar diretamente com o atendente e já ter a sua resposta, o seu serviço, a sua demanda atendida”.
O Estado do Pará é o sexto estado brasileiro a utilizar os totens de segurança pública. Hoje a capital conta com 18 equipamentos instalados e outros oito em Ananindeua, na Região Metropolitana. Os equipamentos estão presentes em pontos estratégicos das cidades,Em breve, os municípios de Marabá, Altamira e Santarém receberão o equipamento. O total do investimento, conta com apoio de recursos do Governo Federal e soma R$9.399.456,00 por ano com a prestação de serviços.
Visualização 360°- O equipamento de videomonitoramento possui quatro câmeras fixas que permitem a visualização em 360° de toda a área onde está localizado. Uma câmera dome que permite ao operador do sistema efetuar zoom nas ações de maior interesse para a segurança pública na região, além de uma câmera frontal junto ao botão de emergência que permite ao usuário interagir, em tempo real, com o agente de segurança que está respondendo pelo chamado no Centro de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, o CIOP. O Totem conta ainda, com alarme sonoro, alto-falante de grande alcance e localizador em tempo real.
“(São) vários tipos de inteligências embarcadas: reconhecimento facial, reconhecimento de placa veicular, possibilidade do cidadão poder acionar o Ciop diretamente desse totem, além de mensagens de voz que também podem ser emitidas por esse totem”, explica o secretário de Segurança Pública do estado, Ualame Machado.
Os equipamentos possuem ainda um dispositivo antivandalismo, com o acionamento de alarme a qualquer tentativa de depredação dos totens, que são blindados, e irão operar 24 horas por dia.