Da Redação, com informações do g1 RO
A Operação envolveu mais de 20 agentes, incluindo policiais federais, servidores do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da secretaria de Segurança do Estado de Rondônia. O Parque Nacional Mapinguari está localizado na divisa entre Rondônia e Amazonas e, segundo as investigações, vinha sendo impactado por atividades de garimpeiros ilegais, e também por outros, com estrutura mais sofisticada e uso de maquinário pesado, avaliado em R$ 1 milhão, que realizavam a extração de minério enquanto ainda estavam na fase de requerimento junto à Agência Nacional de Mineração, o que também é proibido.
A ação foi deflagrada neste início de março, após imagens de satélite registrarem a modificação prejudicial ao meio ambiente decorrente da atividade predatória na área de proteção. Durante a operação no interior da reserva, foram apreendidas duas escavadeiras hidráulicas e cinco motores bomba utilizados na extração ilegal de cassiterita dentro do Parque. O maquinário foi inutilizado.
Nenhum suspeito do garimpo ilegal foi preso durante a ação policial. Todos fugiram pela área de mata, deixando para trás o maquinário que acabou destruído pelos agentes federais e estaduais.
A Polícia Federal, juntamente com os demais órgãos envolvidos, continua atuando na região do Parque Mapinguari. O objetivo é preservar a integridade do meio ambiente, proteger a fauna e a flora, e reprimir ações que ameacem esses recursos naturais.