Da Redação
Em 2023, os turistas aproveitaram mais as viagens pelo Amazonas, permanecendo, em média, sete dias, 40% a mais do que em 2022, quando passaram cinco dias. Os dados são da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).
Pelo levantamento, turistas de São Paulo e Estados Unidos são os principais emissores nacionais e estrangeiros do Amazonas e o gasto médio total é de R$ 2.520 e R$ 2.493, respectivamente. Os dados indicam ainda que a maioria dos turistas tem idade média entre 41 e 77 anos e que esse público é equilibrado, com 50,37% sendo mulheres, e que a maioria dos visitantes é casada (46,64%).
Entre os motivos da viagem que se destacam na pesquisa, o item trabalho/negócios representa cerca de 42,33%. Lazer, visita a amigos e familiares também estão entre os principais motivos para visitar o Amazonas.
Para o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, o aumento no tempo de permanência dos turistas no Amazonas significa uma maior contribuição para a economia do estado, tanto diretamente quanto indiretamente.
“Quanto mais o turista permanece no Amazonas, mais ele irá realizar movimentação financeira. Além de comprar passagens e reservar hotel, ele irá em restaurantes, conhecer a culinária local, comprar artesanatos, encontrar pacotes para fazer um turismo seguro em agências, entre outros serviços”, destacou Ribeiro.
O levantamento realizado anualmente pela Amazonastur, por meio do Departamento de Estatística (Destat), é captado por Caracterização dos Turistas, Avaliação dos Turistas do Amazonas, Pesquisa de Avaliação da População e Pesquisa de Turismo Emissivo, visando nortear políticas públicas para alavancar o turismo no Amazonas.
*Com informações da Agência Amazonas