Da Redação
Estão abertas as inscrições para a segunda edição da Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento, que será realizada nos dias 20 e 21 de março, em Boa Vista (RR).
Promovida pela Superintendência da Zona Franca (Suframa), a iniciativa objetiva divulgar os benefícios da Lei de Informática da Amazônia (Lei n. 8387/1991), que determina que todas as empresas produtoras de bens e serviços de informática devem “aplicar, anualmente, no mínimo 5% (cinco por cento) do seu faturamento bruto no mercado interno, decorrente da comercialização dos produtos incentivados, em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação a serem realizadas na Amazônia, conforme projeto elaborado pelas próprias empresas, com base em proposta de projeto a ser apresentada à Superintendência da Zona Franca de Manaus – Suframa”, explica a autarquia.
O evento também busca aprimorar a política de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PD&I), além de detalhar os incentivos fiscais administrados pela Suframa disponíveis em Roraima e promover uma maior articulação com os estados da Amazônia Ocidental e Amapá.
As inscrições para a Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento são gratuitas e podem ser efetuadas neste link..
De acordo com o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, a realização das Jornadas faz parte do Plano de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento (PIRD) da Suframa e representa uma oportunidade para ampliar o alinhamento com os estados da região amazônica, fortalecendo parcerias e fomentando o desenvolvimento local.
“A participação na Jornada é uma oportunidade única para conhecer mais sobre os incentivos fiscais, políticas de desenvolvimento e oportunidades de financiamento na Amazônia, contribuindo para o crescimento econômico e social da região”, destacou.
Ainda em fevereiro, a PIM Amazônia produziu uma reportagem especial que apresenta a trajetória histórica da Zona Franca, sua influência e benefícios econômicos para estados da Amazônia Ocidental, como Roraima. Clique aqui para ler a reportagem.
Programação da Jornada – A programação, direcionada a empresários, comerciantes, representantes governamentais, estudantes e profissionais de diversas áreas, ocorrerá no SESC Roraima e é dividida em dois dias.
No primeiro, serão abordados temas como os benefícios da Lei de Informática, a política de PD&I da Suframa e ações estruturantes para o desenvolvimento regional. Já no segundo dia, o foco estará nos incentivos fiscais, a importância do cadastro na Suframa e etapas para obtenção de incentivos para projetos industriais e agroindustriais.
As palestras e exposições serão ministradas por especialistas da Suframa, pelos parceiros federais no desenvolvimento da Amazônia – Banco da Amazônia (Basa) e Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) -, além de representantes dos programas prioritários de Bioeconomia (Idesam), Fomento ao Empreendedorismo Inovador (Softex), e Indústria 4.0 e Modernização Industrial (CITS), que fazem parte da política de PD&I. Haverá, ainda, um momento para perguntas e respostas, proporcionando interação e esclarecimento de dúvidas dos participantes.
Uma novidade desta edição é a emissão do certificado de “Agente do Desenvolvimento Regional” aos participantes inscritos, com o intuito de estabelecer uma rede de contatos e fortalecer a disseminação das informações recebidas durante o evento.
*Com informações da Suframa