Geointeligência do Governo de RO impulsiona o desenvolvimento e a evolução da economia do estado

Infraestrutura de Dados Espaciais de Rondônia dispõe de dados e informações que auxiliam decisões governamentais

A Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) do governo de Rondônia dispõe de dados e informações que auxiliam decisões governamentais e de investidores, e contribui para a evolução da economia do estado. A IDE foi reconhecida como um produto inovador pelos organizadores da Esri User Conference (UC Esri 2024), maior conferência internacional de Sistema de Informação Geográfica do mundo, que ocorre de 15 a 19 de julho, em San Diego, nos Estados Unidos. A tecnologia também foi apresentada em junho, como sucesso nacional no evento GeoTech Day 2024, que aconteceu no Mato Grosso.

IDE Rondônia permite conhecer melhores relações comerciais

O governador de Rondônia, Marcos Rocha salientou que, o governo estadual tem investido em tecnologia e soluções geoespaciais para fortalecer o progresso e bem-estar social da população. “A Infraestrutura de Dados Espaciais de Rondônia evoluiu, tem ajudado muito no desenvolvimento do estado, e chama atenção global pelo potencial que tem demonstrado em contribuir com a economia nacional e internacional.”

O titular da Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves ressaltou que, a IDE de Rondônia trabalha com dados confiáveis e robustos.  “Esses dados georreferrenciados são capazes de traduzir a condição de um setor em um determinado geoespaço, o que ajuda na tomada de decisões não apenas para o governo, mas também para os investidores.”

CASOS DE SUCESSO – No estado, os estudos proporcionados pela IDE Rondônia estão rendendo bons resultados. De acordo com a Coordenação de Geointeligência de Dados Econômicos, vinculada à Sedec, a realização do primeiro Rondônia Day em solo estrangeiro, mais precisamente na cidade de Córdoba, na Argentina, em abril, teve origem em um estudo realizado pela coordenadoria. O estudo demonstrava a possibilidade de trocas comerciais, devido a fatores de similaridades entre a cidade argentina e o estado de Rondônia.

Outro caso de sucesso, apontado pelo coordenador, foi a apresentação realizada a uma associação de produtores de sementes do estado do Mato Grosso, mediante a qual, os participantes perceberam a capacidade da produção e o possível aproveitamento conjunto entre a região do Norte do Mato Grosso e o Cone Sul rondoniense.

ORIGEM – A Coordenadoria de Geointeligência de Dados Econômicos, pertencente à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, foi um projeto oriundo da primeira gestão do governador de Rondônia, Marcos Rocha, idealizado pelo secretário Sérgio Gonçalves, e que nasceu, primeiramente, com intuito de auxiliar a Coordenadoria de Atração de Investimentos (Invest RO), também vinculada à Sedec, com estudos que auxiliassem na atração de investimentos ao estado.

O coordenador de Geointeligência de Dados Econômicos, Pablo Mendonça, explicou o impacto positivo da evolução do portal para infraestrutura de dados espaciais. “Com o tempo, a coordenadoria também conhecida como ‘Geo’ ganhou robustez, e hoje consegue contribuir não apenas com a Invest, mas com outras coordenadorias da Sedec, bem como, outros atores externos, sejam instituições públicas ou investidores privados.”

Apresentação no  GeoTech Day 2024, no Mato Grosso

O coordenador frisou ainda que, esta encorpada da coordenadoria é exemplificada pela elevação do então Portal de Geointeligência de Dados a uma Infraestrutura de Dados Espaciais, a qual amplia e concentra em uma única plataforma, dados e informações de diversos tópicos, como comércio exterior, agricultura, pecuária, e informações sobre o perfil socioeconômico.

REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO – O desempenho da IDE fortalece Rondônia no cenário nacional e global como referência em boas práticas. “Atualmente, a IDE da Geointeligência de Dados Econômicos da Sedec, está equiparada a de outros estados brasileiros como o Rio Grande do Sul e o Paraná, considerados como do mais alto nível nacional. Esta IDE foi agraciada com a convocação ao maior evento mundial sobre o assunto, o UC ESRI. A coordenadoria também foi convidada pelo governo do estado do Mato Grosso para apresentar, no evento GeoTech Day, a sua IDE como um caso de sucesso em nível nacional no uso de dados e informações georreferenciadas”, afirmou o coordenador de Geointeligência de Dados Econômicos.

SERVIÇOS – As informações da Coordenadoria de Geointeligência de Dados Econômicos estão disponíveis no https://geo.sedec.ro.gov.br/, com uma variedade de mapas e painéis interativos, que oferecem uma visão abrangente de setores-chave. A Coordenadoria de Geointeligência de Dados Econômicos também atende solicitações específicas de instituições públicas e privadas.

Fonte: Governo do estado de rondônia

Últimas Notícias

Revista PIM Amazônia

Rolar para cima