O Hub Amazônia iniciou, hoje, suas atividades na COP29, em Baku, Azerbaijão. Organizado pelo Consórcio da Amazônia Legal, o espaço tem como objetivo centralizar discussões fundamentais sobre como aliar conservação ambiental e desenvolvimento econômico, com foco nas especificidades da região amazônica.
Durante todo o evento, o Hub receberá mais de 50 painéis, que trarão à tona os desafios e as oportunidades de uma das regiões mais ricas em biodiversidade do mundo. Especialistas, lideranças locais e representantes dos nove estados amazônicos estarão reunidos para compartilhar experiências, propor soluções e fortalecer a voz de quem vive e trabalha diretamente na floresta. Serão abordadas estratégias para uma economia verde, infraestrutura sustentável, governança climática e bioeconomia, entre outros temas cruciais para o futuro da Amazônia.
Este primeiro dia da Casa da Amazônia em Baku marca também o início da execução da estratégia “Baku to Belém”, um esforço colaborativo entre os estados para ampliar a presença e a influência da região no cenário climático global. Graças ao trabalho conjunto e ao apoio do consórcio, os estados amazônicos conseguiram viabilizar sua participação na COP29, destacando projetos essenciais e firmando compromissos que servirão de base para a COP30, que acontecerá em Belém, em 2025.
Segundo o Secretário Executivo do Consórcio da Amazônia Legal, Marcello Brito, todos os olhares já estão voltados para o próximo ano. “A ambição nossa não é para esta COP, é para a COP30. Isto daqui é uma preparação para que a gente possa, a partir das discussões que acontecerem em Baku, construir a agenda mais pragmática e mais assertiva possível para o Brasil”, destaca Brito.
Além dos painéis, o Hub Amazônia sediará dezenas de reuniões bilaterais com representantes de diversos países e organizações, com o objetivo de firmar parcerias estratégicas e atrair investimentos estrangeiros. Estes encontros são essenciais para que os estados aproveitem o fluxo de financiamentos internacionais, que estará prioritariamente direcionado ao Brasil até novembro de 2025, impulsionando políticas públicas e soluções sustentáveis para a região.
Para acompanhar todos os destaques e novidades do Hub Amazônia durante a COP29, fique ligado no site e nas redes sociais do Consórcio da Amazônia Legal. A cada dia, você terá acesso a conteúdos exclusivos, atualizações sobre os painéis e insights dos principais encontros e negociações que estão moldando o futuro da Amazônia. Não perca essa oportunidade de se engajar com as pautas mais relevantes para o desenvolvimento sustentável da nossa região.
Fonte: Consorcio interestadual Amazônia legal