Nesta edição PIM Amazônia traz um assunto atual e fundamental para o Brasil neste momento: O desenvolvimento sustentável.
Idealizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), a segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias reuniu em Belém no mês de novembro, mais de 3 mil conferencistas, se posicionando como um marco na discussão sobre sustentabilidade, transição energética, ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) e o desenvolvimento da Amazônia ao reunir representantes de diversas organizações e setores, incluindo empresas, líderes de governos de inúmeras regiões do Brasil e do exterior, sociedade civil e academia, reforçando seu papel como fórum inclusivo e plural.
“Este evento é um marco para que possamos unir esforços de todas as partes, do governo à sociedade civil, para que nossa região seja preservada, sem abrir mão do progresso”,apontou Raul Jungmann, presidente do Ibram.
De acordo com Laurence Tubiana, CEO da European Climate Foundation e uma das arquitetas do Acordo de Paris, “a crise climática é uma realidade que exige ação imediata, e a Amazônia é central para qualquer esforço global de mitigação de danos. O que vimos aqui nesta conferência não foi apenas um encontro de líderes, mas uma verdadeira aliança de todos os setores: governo, empresas, ONGs, comunidades locais”.
PIM Amazônia esteve presente no evento, e gravou a 1ª Temporada do Podcast “Amazônia e Novas Economias”, com uma série de entrevistas de especialistas, cientistas, empresas, comunidades locais e povos originários que estiveram nos painéis durante a conferência discutindo os desafios e as oportunidades de se implantar uma cultura de desenvolvimento sustentável que beneficie de fato todas as partes envolvidas.
A seguir você pode conferir o resumo de algumas entrevistas, e aproveitar para acessar os nossos canais e assistir os episódios completos.
Boa leitura.
*Leia aqui a edição online:*