ASuframa visitou nesta sexta-feira (17) a fábrica da Horos Química da Amazônia, localizada no bairro Distrito Industrial, zona Sul de Manaus. Com 20 anos de atuação na região, a empresa é especializada na fabricação de tintas industriais e imobiliárias, complementos, vernizes e diluentes, entre outros produtos.
Participaram da visita, pela Suframa, o superintendente Bosco Saraiva, os superintendentes-adjuntos Executivo, Frederico Aguiar, de Projetos, Leopoldo Montenegro, e de Administração, Carlito Sobrinho, e a coordenadora-geral de Assuntos Institucionais, Layanne Raquel. Os representantes da Autarquia foram recebidos pelo diretor-superintendente da empresa, Benjamin Saul Benchimol, e equipe.
Instalada em uma área com 11 mil metros quadrados, a Horos Química da Amazônia atua nos mercados dos Estados do Amazonas, Roraima, Rondônia e Pará, e também exporta para a Guiana. As matérias-primas – como solventes, cargas minerais, pigmentos e aditivos – são importadas das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil e também da China. Os principais clientes incluem empresas de materiais de construção, construtoras, indústrias e consumidores individuais, entre outros. Atualmente, a empresa gera cerca de 40 empregos diretos, bem como diversos outros indiretos, uma vez que os departamentos de vendas e entregas, por exemplo, são terceirizados.
Além de assistir a uma apresentação institucional da empresa, os representantes da Suframa também visitaram linhas de produção e aproveitaram a ocasião para conhecer demandas que possam contribuir com a expansão da Horos no Polo Industrial de Manaus (PIM). No momento, a empresa opera em turno único de produção e seu processo produtivo contempla etapas de fracionamento e pesagem da máteria-prima (moagem), pré-mistura e dispersão, trituração, ajuste e dispersão, controle de qualidade, filtragem e embalagem.
Motivação
Ao final da visita, o diretor-superintendente da Horos Química da Amazônia, Benjamin Saul Benchimol, afirmou que a ideia de implantar o empreendimento na região foi motivada pela amizade e pelo relacionamento de negócios que já existia com a equipe da Horos Tintas de São Paulo. “Eles têm uma fábrica de tintas industriais e forneciam tintas para repintura de botijões, para a empresa Fogás. E daí surgiu a ideia de fazermos um projeto aqui em Manaus para trabalhar com tintas imobiliárias e industriais. E dessa forma a gente vem trabalhando nos últimos 20 anos. A empresa é amazonense, tem sócios amazonenses e tem sócios também da Horos Tintas de São Paulo”, disse Benchimol, indicando também um pensamento otimista sobre o tema da Reforma Tributária para a Zona Franca de Manaus. “Eu acho que é uma batalha importante manter essa diferença tributária para preservar os empregos e preservar a indústria do Polo Industrial de Manaus”, reforçou.
Fortalecimento
O superintendente Bosco Saraiva elogiou a estrutura da Horos e afirmou que a empresa contribui para o fortalecimento do segmento Químico, o qual figura entre os mais representativos em termos de faturamento, geração de empregos e atração de investimentos no PIM. “Parabenizamos a empresa pela sua estrutura e pela qualidade que busca ter em seus produtos e agradecemos por ter apostado na nossa região para realizar e manter investimentos ao longo dos últimos 20 anos. Da parte da Suframa, estamos à disposição para colaborar com demandas que venham deixar a Horos ainda em melhores condições de operação e crescimento”, afirmou Saraiva.
Fonte: Suframa