Para estimular o uso da bicicleta como meio de transporte diário, o Ministério Público Federal de Pernambuco aprovou uma portaria (n° 46/2015) que garante ao servidor um dia de folga a cada quinze em que ele usar a bicicleta para ir até o trabalho.
A regra, que está em funcionamento desde março deste ano, tem o objetivo de beneficiar os funcionários que deixam o carro de lado, buscando uma alternativa de transporte sustentável e saudável.
Para ter direito ao benefício, proposto pelo procurador da República Rafael Ribeiro Nogueira Filho, os servidores devem estacionar as bikes dentro do edifício da Procuradoria e assinar uma declaração, que é então enviada à coordenação para o abono do dia de trabalho. A conta é simples: quinze dias de bike, um de folga. Para se adequar aos ciclistas, o prédio agora conta com vestiários para que os servidores possam tomar uma ducha e trocar de roupa antes de começarem a trabalhar. Apesar de positiva, a iniciativa causou certa polêmica, já que muitos dos servidores que moram longe do local de trabalho – o que torna o uso da bicicleta mais complicado – usam o transporte público para se deslocar e, portanto, não serão beneficiados.
No Amazonas, o movimento Pedala Manaus gera discussões sobre transformações sociais e ambientais do uso da bicicleta como alternativa de mobilidade urbana. Desde 2010, o movimento estimula o uso da bicicleta entre os manauaras. A partir desta iniciativa, o número de ciclistas aumentou muito nas ruas da cidade – seja como lazer e prática esportiva, mas também como meio de transporte alternativo. Entretanto, todos enfrentam dificuldades que comprometem a segurança e limitam severamente o aumento espontâneo do número dos praticantes nas ruas. Atualmente o grupo realiza atividades fixas e esporádicas. Dentre as atividades fixas estão a Terça Tradição (passeio noturno na faixa de 10 a 15 km) e a Quinta Coletiva (atividade educativa de Bike Anjo indicada para iniciantes), que ocorrem semanalmente.
Todo mês o Pedala Manaus promove ainda a Escola Bike Anjo (EBA), destinada a adultos que queiram aprender a pedalar, assim como o “Pedala Manaus na Trilha”, escola de mountain bike. Além destas atividades, o grupo também realiza palestras em universidades, escolas, indústrias, empresas de transporte coletivo e cooperativas de táxi, tendo como tema a mobilidade urbana por bicicleta, educação e conscientização para o trânsito.
E você, o que achou da ideia?
Fonte: http://www.hypeness.com.br/2015/05/a-cada-15-dias-indo-ao-trabalho-de-bike-servidor-do-mpf-pe-ganha-1-dia-de-folga/ http://acritica.uol.com.br/manaus/Amazonas-Amazonia-Forum-Bicicletas-Manaus-assuntos-mobilidade_0_1175882419.html