Da Redação, com informações do g1
A Petrobras retomou nesta segunda-feira, 8, as inscrições o para o concurso público que vai preencher 6.412 vagas de nível técnico. Quem tiver interesse em participar deve acessar, até as 18h do dia 31 de janeiro, o site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), responsável pela aplicação das provas.
O prazo para pagamento da taxa de inscrição, que custa R$ 62,79, é mais longo: até o dia 21 de fevereiro. Doadores de medula óssea e inscritos no CadÚnico podem solicitar a isenção do pagamento.
O processo seletivo tem oportunidades distribuídas em 7 estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco. As vagas ofertadas estão assim divividas:
- 916 vagas para início imediato
- 5.496 para formação de cadastro reserva.
A remuneração mínima é de R$ 5.878,82 e não há exigência de experiência profissional prévia.
As provas, todas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, estão previstas para o dia 24 de março. O edital pode ser acessado aqui.
Ampliação – As inscrições foram suspensas porque, no último dia 3, a Petrobras anunciou a ampliação do número de locais onde as provas. O total de cidades subiu de 19 para 35, alta de 84%. Na lista das cidades que foram incluídas agora estão cinco capitais de estados que integram a Amazônia Legal: Belém (PA), Manaus (AM), Palmas (TO), São Luís (MA) e Rio Branco (AC). Com isso, foi necessário adequar o sistema para que contemplasse essas novas cidades, que não estão mais vinculadas aos polos de trabalho escolhidos no momento da solicitação de inscrição.
A Petrobras garantiu que os candidatos que já haviam se cadastrado no concurso antes da suspensão continuam com suas inscrições válidas, assim como os pagamentos da taxa. Agora, com a reabertura das inscrições, eles poderão alterar o local de prova se desejarem, além do polo de trabalho, do atendimento especializado no dia das provas e sistema de concorrência.
Veja a lista de cidades onde as provas serão aplicadas:
- Rio Branco (AC)
- Maceió (AL)
- Manaus (AM)
- Salvador (BA)
- Fortaleza (CE)
- Brasília (DF)
- Vitória (ES)
- Goiânia (GO)
- São Luís (MA)
- Belo Horizonte (MG)
- Betim (MG)
- Campo Grande (MS)
- Belém (PA)
- João Pessoa (PB)
- Ipojuca (PE)
- Recife (PE)
- Curitiba (PR)
- Araucária (PR)
- Duque de Caxias (RJ)
- Itaboraí (RJ)
- Macaé (RJ)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Natal (RN)
- Porto Alegre (RS)
- Canoas (RS)
- Florianópolis (SC)
- Aracaju (SE)
- Campinas (SP)
- Cubatão (SP)
- Mauá (SP)
- Paulínia (SP)
- Santos (SP)
- São José dos Campos (SP)
- São Paulo (SP)
- Palmas (TO)