Mais do que um polo meramente econômico, o Polo Industrial de Manaus (PIM) é um gerador de riquezas. É por meio da Zona Franca de Manaus (ZFM) que os aspectos ambientais, sociais, educacionais e outros, que perpassam a sociedade, se estabelecem e se mantêm.
Virtuoso sobre a floresta, o modelo ZFM possui efeitos que impactam diretamente sobre as questões ambientais e que demonstram sua importância nas agendas econômicas nacional e internacional.
O Amazonas, a maior unidade brasileira da federação, é o único estado da Amazônia que mantém mais de 90% de sua floresta preservada. E isso não pode ser ignorado nem relegado à segundo plano.
Juridicamente, a ZFM está com seus incentivos fiscais prorrogados até 2073, o que pela Constituição brasileira garante que tais benefícios sejam mantidos na reforma tributária. O que mantem as empresas instaladas na Zona Franca são as vantagens comparativas do modelo que asseguram o retorno sobre os investimentos que estão fazendo.
Nesta edição especial conheça os principais desafios que a Zona Franca vai enfrentar com o debate sobre a Reforma Tributária em andamento no Congresso Nacional. Conheça os detalhes na entrevista exclusiva com o Superintendente interino da Zona Franca de Manaus (Suframa), Marcelo Souza Pereira, que possui mais de 15 anos de experiência na autarquia, e tem agora um grande desafio de levar o diálogo em alto nível sobre a importância da Amazônia para o desenvolvimento do Brasil.
Além disso, confira uma série de reportagens especiais sobre os efeitos e a importância do modelo Zona Franca para o Amazonas, para a Amazônia e para todo o país.
Boa leitura e até a próxima!
Editorial edição número 155