Da Redação, com informações do g1
As primeiras doses da vacina Qdenga foram aplicadas no Acre na quarta-feira, 14, durante o lançamento oficial da campanha de imunização contra a dengue no estado. Receberam a vacina o filho do governador Gladson Cameli, Guilherme, de 10 anos, e Pedro Henrique, também de dez anos, filho de Adriana Oliveira, funcionária terceirizada. As 17.810 doses da vacina contra a doença enviadas pelo Ministério da Saúde chegaram ao estado no dia anterior.
A previsão do Governo do Acre é que a imunização nos municípios prioritários comece nesta sexta-feira, 16. Inicialmente, o público-alvo envolve crianças e adolescentes de 10 e 11 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. O esquema vacinal será composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.
O secretário de Saúde do Estado, Pedro Pascoal, pediu que o público-alvo não deixe de ser vacinar. “Nesse momento nós pedimos a colaboração de todo o público. Esse estudo se deu em cima das notificações que nós tínhamos, onde foram identificadas as crianças que apresentavam maior risco de complicações com o quadro grave da dengue. Então, iniciamos agora pelas crianças, posteriormente, no recebimento de mais doses nós estaremos ampliando esses grupos” explicou.
Novos leitos de UTI – Durante o lançamento da campanha de vacinação, o governador Gladson Cameli anunciou a entrega de mais leitos de UTI.
“A questão da dengue é sim uma prioridade, nós temos que ficar atentos a esse mosquito. Estamos entregando mais 18 novos leitos de UTI. Não vamos esperar acontecer para começar a colocar para funcionar os leitos. Estamos tentando coibir na ponta que é não deixar que esse mosquito comece a aumentar. Resumindo nossa prioridade é vida, é a saúde,” disse.
Segundo o governo, o Acre, que está em situação de emergência por conta da dengue desde o dia 5 de janeiro, é o primeiro estado da região Norte a iniciar a campanha de vacinação.
“O Acre vai ser o primeiro estado da Região Norte a vacinar contra a dengue. A vacinação começa pela faixa etária de 10 a 11 anos porque é o público mais atingido pela doença. Já estamos em contato com o Ministério da Saúde para viabilizar a entrega de mais doses e atender todos os acreanos”, declarou Pedro Pascoal.
Pelos dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses, do Ministério da Saúde, até quarta-feira, 14, o estado tinha 4.850 casos prováveis, um coeficiente de incidência de 584,3 casos por 100 mil habitantes, ocupando a terceira colocação entre as unidades da federação com maior incidência da doença.